Gosma cor-de-rosa que intriga cientistas está invadindo a Noruega

1128

Uma grande área da costa norte da Noruega foi totalmente coberta por uma gosma de cor rosada e avermelhada. Os cientistas alegam que possivelmente o grande aumento de gosma no local se dá devido a uma enorme quantidade de águas-vivas mortas em processo de decomposição.

Os pescadores regionais começaram a relatar o aparecimento do lodo no fiorde de Lyngen no fim de agosto e agora eles descrevem a gosma como praga, pois tem causado diversos problemas em aparelhos que são utilizados na pesca.  Não se sabe com certeza ainda a origem do lodo, porém os oceanógrafos do Instituto de Pesquisa Marinha local levantam a suspeita que sejam águas-vivas de uma espécie comum encontrada naquele local.

A pesquisadora Tone Falkenhaug disse que provavelmente são águas-vivas mortas ou parcialmente mortas e ela acredita que seja uma espécie de Ctenophora , provavelmente do gênero Beroe sp.. Eles não podem explicar porque a água está assim, mas não é incomum que águas-vivas surjam em aglomerações muito densas como essas, especialmente nas profundezas do fiorde.

5605903202_d66f2e3599_b

Uma grande parte da área do fiorde já está coberta pela gosma. “Estamos falando em milhões de metros cúbicos“, disse à emissora NRK o professor da Universidade Ártica de Tromso Roger B. Larsen. “As imagens que estamos captando com sonares e outros equipamentos são totalmente atípicas.”, completa ainda. Ele relatou ainda que a substância tem uma consistência muito parecida com a de margarina.

Larsen, especialista em pesca, disse que faz viagens todos os anos à região. “Nunca vi nada parecido nestes fiordes.” O oceanógrafo Jan Helge Fossa afirmou que esse tipo de propagação é habitual, mas a escala atual encontrada pode ser inédita na região e tem causado muito espanto nos pescadores!

Fonte: terra  Imagens: Reprodução/Semenov/terra