Expectativa alta dos pais faz com que as notas dos filhos piorem, relata estudo.

844

De um acordo com um estudo realizado na Universidade de Reading, na Inglaterra, expectativas altas só farão as crianças irem mal nos estudos.

A ideia contraria uma concordância, até anteriormente relatadas em outras pesquisas, a respeito do fato de que a grande expectativa parental traz benefícios à instrução juvenil. Porém, o texto deixa claro que dar valor as crianças não é algo negativo, ao contrário, o texto afirma que confiar nos filhos faz muito bem para o desenvolvimento escolar deles.

O maior problema que o estudo aponta, é criar uma expectativa utópica sobre os filhos. “Nossa pesquisa revelou lados positivos e negativos das expectativas dos pais sobre o desempenho acadêmico de seus filhos. Apesar dessa expectativa ajudar em uma melhora acadêmica, se for em excesso, pode se tornar venenosa”, alegou o principal autor da pesquisa, professor Kou Murayama, em declaração.

Segundo os pesquisadores, quando a pressão por algum motivo começa a ficar muito intensa e fora se suas habilidades, o aluno percebe que não conseguirá atingir tais metas e desanima, refletindo inteiramente nos seus resultados. A criança pode ter uma queda de eficácia, uma ansiedade, ou um sentimento negativo em relação às conquistas, assim como uma frustração, relata um trecho do estudo.

madres-monstruo-1-br

Para a realização do estudo, foi reunido um grupo de 3.530 jovens na Bavária, Alemanha, entre os anos de 2002 e 2007, todos eles estudantes de ensino fundamental ou médio. Os pesquisadores, para confirmar a descoberta, fizeram uma comparação dos resultados obtidos com os dados coletados de 12 mil estudantes de escolas nos Estados Unidos, nos anos de 2002 e 2004. A conclusão encontrada foi a mesma.

Os pesquisadores acreditam que demonstrar esse assunto pode auxiliar no desenvolvimento de outros modelos educacionais que auxiliem de maneira mais efetiva a formação pessoal e acadêmica das crianças.

Fonte: exame   Imagens: lifetime