Dez perguntas de ciência que as crianças fazem, mas muitos adultos não sabem responder

2435

Alô papais e mamães de plantão! Certamente muitos de vocês já ficaram de cabelo em pé quando as crianças resolveram perguntar o porquê das coisas. Quando as questões são relacionadas à ciência parece que há algo que emperra e impede de responder com clareza e naturalidade. Isso muito se deve ao fato da falta de divulgação e interesse pela ciência, ou pela dificuldade que os pais sentem em transpor termos científicos para uma linguagem mais acessível aos pequenos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenharia e Tecnologia do Reino Unido, 83% dos pais de crianças de 4 a 12 anos não sabem o que responder. Essas questões não são necessariamente profundas, mas básicas, como “por que o céu é azul”. Não saber o que responder é só uma pequena parte do problema: dois terços dos entrevistados reconheceram que responderam de forma errada para não admitir sua ignorância sobre o tema. E a maioria dos adultos admitiram que desconversam ou se esquivam das perguntas, o que é um fato preocupante, já que segundo o Instituto, os pais devem admitir que não sabem e buscar a resposta com as crianças em fontes seguras.

A clássica: “Como nascem os bebês?” é talvez a pergunta mais esperada pelos pais. O medo dela faz com que muitos adultos comecem a se preparar para responder muito antes de as crianças estarem preparadas para entenderem e perguntar sobre isso. A seguir estão as dez perguntas mais comuns que os pais britânicos disseram não saber responder. Atenção para as respostas!

porquesim

  1. O que é a fotossíntese?

É o processo pelo qual as plantas verdes e alguns organismos usam a luz do sol para transformar gás carbônico e água em açúcares e oxigênio, ou seja, energia!

  1. Como o universo pode ser infinito?

O universo é infinito, mas nós podemos ver apenas uma parte finita dele devido à velocidade da luz. Traduzindo: só podemos ver aquelas partes cuja luz teve tempo de chegar até nós desde o início do Universo. O que quer dizer que em teoria não podemos ver nada mais do que um universo esférico com um raio de aproximadamente 15 bilhões de anos-luz. O que está mais distante que isso não chegou até nós.

  1. Por que o sol é tão grande e não há humanos vivendo ali?

O sol não é tão grande: é menor que a maioria das estrelas que vemos no céu. Mas viver ali seria impossível: nós morreríamos de calor.

  1. Por que o sol brilha?

O sol brilha devido a um processo chamado fusão nuclear. Essa fusão ocorre quando os elementos mais leves são forçados a ficar juntos para se transformar em elementos mais pesados, e quando isso acontece, é criada uma quantidade enorme de energia.

  1. Como as estrelas chegaram ao céu?

Elas entraram em colapso sob sua própria gravidade a partir das grandes nuvens de gás deixadas pelo Big Bang.

  1. Por que a Lua não cai?

Na verdade, ela cai em direção à Terra, por causa da força da gravidade. Mas, como faz isso de forma contínua e sua velocidade é muito grande, ela consegue seguir a curvatura da Terra e, assim, nunca se choca com nosso planeta, nunca cai.

  1. Por que o céu é azul?

A luz que vem do Sol entra na atmosfera e se dispersa em todas as direções. Como tem menor comprimento de onda, a luz azul se dispersa mais do que a verde, amarela ou a vermelha, dando a impressão de que ocupa todo o céu.

  1. Quem inventou os computadores?

Foi um trabalho de muitas pessoas! É difícil dizer com exatidão. Poderíamos afirmar que foram Charles Babbage e Ada Lovelace no século 19 – uma máquina de latão criada por eles era quase uma calculadora. Ou poderíamos dizer que foram Alan Turing e John von Neumann, que criaram as primeiras máquinas eletrônicas.

  1. Os tijolos são de um material feito pelo homem?

O tijolo é feito de argila, um material natural, mas o tijolo é fabricado pelo homem.

  1. Quantos tipos de dinossauro existiram?

Calcula-se que houve entre 700 e 900 espécies de dinossauros .Mas, como os paleontólogos encontram novos fósseis a todo momento, é difícil saber. Talvez ainda haja muitas espécies novas a descobrir.

Fonte: bbc  Imagens: programjsilva/ ciamaterna