Alimentação

Quando tomo muito café fico com diarreia. Café tem efeito laxante?

Café te deixa com diarreia? Entenda o efeito laxante do cafezinho

Quando tomo muito café fico com diarreia. Café tem efeito laxante?
4.5 (90%) 2 votes

“Quando tomo muito café sempre fico com diarreia. Até evito tomar café de manhã para não passar constrangimento até chegar no trabalho. Estava lendo que um simples cafezinho tem efeito laxante. Isso é verdade?” (Claudio Abreu).

Cláudio, que o café é estimulante e tem a capacidade de nos manter “ligados”, nós já sabíamos, não é mesmo? Mas segundo um estudo, publicado em 1990, no Gut, um jornal especializado em gastrenterologia, o café induz uma resposta gastrointestinal em algumas pessoas minutos após ser consumido. O estudo não identificou a causa exata para este fenômeno, mas os investigadores têm como hipótese de que o café atinge de alguma forma, o tecido epitelial que reveste o estômago e o intestino delgado.

A pesquisa revelou também, que o café promove a libertação da gastrina – um hormônio produzido no interior do estômago – e que é conhecido por promover o aumento da atividade motora do cólon (porção maior do intestino grosso). Sendo esta área do cólon muito próxima do reto, os pesquisadores concluíram então que o aumento da atividade poderia ser responsável pelos efeitos laxantes do café.




Ao mesmo tempo em que alguns profissionais de saúde acreditam que é a cafeína encontrada no café que faz com que as contrações no cólon aumentem, o estudo descobriu que em certas pessoas, até mesmo o café descafeinado incita a necessidade de evacuar. Por isso, os pesquisadores concluíram que a cafeína não é responsável por esse efeito laxativo, mas alguma outra substância presente no café que é responsável pelo efeito laxante conhecido.

O que sabemos é que existem no café, compostos que podem aumentar a acidez estomacal. Quando pH do estômago fica muito baixo, o organismo entende que há alimento precisando ser digerido e então há um aumento nos movimentos peristálticos do intestino. É como se ao tomar uma xícara de café, o sistema digestório todo entendesse que há um refeição grande precisando ser digerida.  Esse movimento, juntamente com a gastrina, dá um urgência na vontade de evacuar, daí, em algumas pessoas isso vira uma diarreia.

 

Fonte: livescience



Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo