Anomalias e doenças

Acordar várias vezes durante a noite para fazer xixi é sinal de alerta

Quantas vezes por dia você vai ao banheiro? Costuma fazer muito ou pouco xixi? Não acordar para fazer xixi a noite ou acordar só uma vez durante a noite para urinar é considerado normal. No entanto, interromper o sono para fazer xixi mais de uma vez é um sinal de alerta e é bom relatar isso ao seu médico. De acordo com a ginecologista e obstetra Dra. Milca Cezar Chade, acordar para fazer xixi muitas vezes não é um processo fisiológico natural. Quando isso começa a acontecer, mesmo que com pouca frequência, é importante investigar para que o problema não se agrave.

Algumas doenças sistêmicas podem ser diagnosticadas a partir desse sintoma, como a diabetes Melittus, infecções urinárias, distúrbio da ‘bexiga caída’ ou mesmo reação ao uso de alguns medicamentos. O hábito de ter de levantar várias vezes para urinar a noite, pode ser um sintoma de bexiga hiperativa, um problema em que o músculo da bexiga contrai, independentemente, gerando um grande desconforto e desejo urgente de urinar. Isso pode estar associado ao tamanho da bexiga. O normal é ela armazenar em torno de 400 ml de urina na bexiga, o que equivale a cerca de 4 idas ao banheiro.  Contudo, em algumas pessoas, o volume máximo que a bexiga suporta é 40 ml e para outras, a bexiga pode ter tamanho normal, mas pode ser extremamente sensível, o que a faz ir ao banheiro até 40 vezes por dia. Em todos estes casos, é recomendável buscar ajuda de um urologista para investigar problemas de saúde.

Uma razão para idas ao banheiro com frequência, inclusive a noite, é a cistite, que ataca principalmente as mulheres pela sua anatomia. Mulheres apresentam uma bexiga anatomicamente menor que a do homem e sua uretra também é menor, isso facilita que as bactérias da vagina possam deslocar-se para a uretra e para o interior da bexiga. Isso dá mesmo vontade constante de fazer xixi.

422

De noite ou durante o dia, vale reparar, também, no período que um adulto pode ficar sem urinar. Uma pessoa adulta aguenta pelo menos 2 horas ir ao banheiro; se ela não consegue segurar por esse tempo, é bom investigar.

As causas mais comuns para micção noturna excessiva são, principalmente:

  • Hiperplasia benigna da próstata
  • Certos medicamentos diuréticos
  • Infecção urinária
  • Insuficiência renal
  • Cistite
  • Diabetes
  • Beber muitos líquidos antes de deitar, principalmente café, bebidas com cafeína ou álcool
  • Níveis elevados de cálcio no sangue
 Fontes: drfernandoalmeida/farmaciasaude/bolsademulher/g1/Imagens: doutissima/bolsademulher
Comentários

Novidades

Topo