6 comidas comuns do seu dia a dia que nunca deveriam ser requentadas!

Minha avó sempre comeu comida requentada e nunca teve problemas. ” Sim, é verdade. E atire a primeira pedra quem nunca reaqueceu a comida do almoço no jantar ou no dia seguinte! Mas o fato é que precisamos ser bastante cautelosos quanto a estes procedimentos, pois há muitos alimentos comuns do nosso dia a dia que, se forem reaquecidos, podem se tornar tóxicos. É melhor reutilizá-los em saladas e pratos frios para não correr riscos.

Em tempos de crise, nada deve ir para o lixo. A lei é reciclar até mesmo comida e por isso recorremos à geladeira para resfriar o alimento e evitar a proliferação de bactérias, depois é só reaquecer. No entanto, a preocupação dos nutricionistas, microbiologistas e sanitaristas é exatamente esse reaquecimento. Veja alguns alimentos que reaquecidos podem fazer mal à sua saúde.

1- Frango

pernas-de-frango-no-forno

Todo mundo aqui já comeu frango requentado e ninguém vai perder este hábito de uma hora para a outra. No entanto, este alimento deve ser consumido recém-preparado, ou então frio em horas posteriores ao seu preparo. Mas é preciso estar alerta, pois o frango reaquecido sobre uma alteração na composição das suas proteínas e isso pode causar problemas digestivos. Talvez você não tenha percebido, ou não tenha ligado uma coisa à outra, mas muitas vezes que comemos um frango requentado, ele parece cair pesado no estômago, causar azia e má digestão.

2- Batatas

batatas

Este alimento é muito nutritivo e, ainda que possa ser guardado na geladeira durante vários dias, não deve ser comido reaquecido. Ao requentar as batatas alteramos o seu sabor, e se reduzem as suas propriedades. Assim, elas entram para a lista de alimentos que podem causar danos ao organismo ao serem requentados. Depois de ser guardada depois da preparação e ser reaquecida, as batatas podem causar botulismo, uma doença bacteriana que ataca o organismo e pode levar à morte. A mesma dica serve para o purê de batatas. A recomendação é preparar a quantidade adequada e evitar a sobra.

3- Arroz

arroz_branco-600x399

Quem diria? Muitos vão dizer: “Fui criado comendo arroz requentado! ” Sim, na verdade todos nós comemos arroz reaquecido e isso é um hábito que corre o mundo. Mas, de acordo com a Food Standards Agency, o arroz pode ser um problema para sua saúde, pois é um forte candidato a desencadear uma intoxicação alimentar. “Não é realmente o reaquecimento que é o problema, e sim a maneira como o arroz foi armazenada antes de reaquecimento. ”, dizem. Assim que o arroz começa a esfriar, uma população gigantesca de bactérias pode crescer rapidamente e se proliferar no grão. Se você deixar fora da geladeira por mais que 3 horas, depois de cozido, a indicação é jogar fora, pois ele pode causar diarreia e dores no estômago, além de intoxicação. A dica é: quando o arroz ainda estiver quente, coloque logo na geladeira, assim a proliferação bacteriana ficará controlada.

4- Cogumelos

cogumelos_salteados

Podem ser preparados de muitas formas e reaquecê-los pode parecer uma boa opção. No entanto, o ideal é que os cogumelos sejam consumidos logo após o preparo para que conservem todas as suas propriedades. Cogumelos requentados podem afetar o seu estômago, pois eles passam por processo de deterioração de suas proteínas.

5- Ovos mexidos ou cozidos

como-fazer-ovo-mexido-600x333

Se comer ovos de gema mole faz mal, requenta-los também faz. Na verdade, poucas vezes chegamos a reaquecer os ovos, porque costumam mudar o aroma e sabor quando não são ingeridos logo que são preparados. No entanto, se alguém fizer isso, é importante saber que reaquecer os ovos pode ser prejudicial para a saúde, já que seus compostos podem se tornar tóxicos quando são submetidos a altas temperaturas.

6- Aipo

aipo

Alguns estudos científicos alertam que o aipo não pode ser requentado porque pode se tornar um alimento tóxico. A indicação é usá-lo uma vez e nunca reaquecer. O problema está em uma substância dentro dele chamada nitrato de vegetal, que se convertem em nitritos quando são reaquecidos. Isso indica que podem se converter em um alimento cancerígeno quando é submetido ao reaquecimento.