5 irregularidades na sua menstruação que podem indicar doenças

Depois de conviver todo mês há anos com a menstruação, a mulher já sabe como funcionam os ciclos e quando há alguma irregularidade, ela já fica logo preocupada. Isso está certo! É preciso estar atenta às variações da menstruação pois elas podem ser sintomas importantes para diversas doenças do aparelho reprodutivo, principalmente.

Por sofrer diversas alterações ao longo do tempo, é natural que o ciclo menstrual apresente mudanças que podem, inclusive, dar sinais de que sua região íntima não está saudável. Cada mulher conhece o seu corpo e cabe à ela saber quando deve procurar o ginecologista para investigar um problema. Veja 5 anormalidades na sua menstruação que podem indicar doenças:

1- Menstruação prolongada

 

Um fluxo menstrual normal não deve ultrapassar 8 dias ao todo. Mais que isso, chamamos de hipermenorreia ou Menorragia. As causas podem ser coagulação sanguínea anormal, desregulação hormonal do ciclo menstrual, ou desordens do revestimento endometrial do útero. Além das complicações sociais de ter que lidar com menstruação longa e intensa, com o tempo a perda de sangue pode ser maior que as reservas de ferro do organismo e taxa de reposição de sangue, ocasionando anemia.

2- Corrimento marrom

 

Se ao final da menstruação um corrimento marrom persistir por muitos dias (pelo menos uma semana) pode indicar a presença de infecções vaginais, como candidíase ou tricomoníase, que surgem especialmente quando o pH vaginal está alterado devido a frequentes duchas vaginais, por exemplo.

3- Cheiro forte

 

Os ginecologistas dizem que o odor é característico da menstruação é o de sangue. Se estiver fora da característica comum e houver algum tipo de infecção, esse odor fica fétido, cheirando podre. É bom ficar de olho, pois o  cheiro desagradável e intenso ou diferente do normal na menstruação pode ser indício de alguma infecção ou doença ginecológica.

4- Cólicas fortíssimas

 

Quando a dor menstrual é muito forte, é preciso ficar atenta à possibilidade de dismenorreia secundária. Ao contrário da primária, que é a cólica comum, a dismenorreia secundária é causada não somente pelo processo natural de eliminação do endométrio. Neste caso, há uma doença orgânica associada, que faz a cólica se agravar. Se as cólicas chegam a ser tão intensas e persistentes a ponto de atrapalhar o seu dia a dia e você sente um aumento progressivo no incômodo a cada mês, pode ser sinal de endometriose.

5- Alteração no ciclo menstrual

 

Normalmente, a menstruação da mulher ocorre a cada 24 a 35 dias, apenas 15% das mulheres tem o ciclo típico de 28 dias certinho. Se houver falta de menstruação, pode ser o primeiro sintoma de doenças como endometriose, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, alterações na glândula suprarrenal, tumor na hipófise ou até mesmo estresse. Se houver excesso, as causas podem ser hipertireoidismo, feridas no colo do útero, câncer ou miomas. Até mesmo a obesidade é um fator que pode interferir no ciclo menstrual, por isso, em caso de alteração repentina no ciclo menstrual, é fundamental procurar um médico para investigar a causa

Fontes: bemestar/buscofem/copacabanarunners/tuasaude/bolsademulher