Você não vai acreditar no que acontece no seu corpo quando você come 2 bananas bem maduras por dia

A banana é uma fruta deliciosa que deveria ser incluída, de forma mais frequente, em nossa dieta não apenas pelo seu agradável sabor, mas também porque está comprovado que contém nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

A Banana é conhecida por fornecer energia instantânea oferecendo 90 calorias por 100 gramas do seu consumo. É uma das principais fontes de hidratos de carbono e de açúcar. É também rica em fibras dietéticas e contém uma pequena quantidade de gordura e de proteína.  Além das vitaminas e minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, vitamina B, Ferro, Magnésio,  Potássio,  Manganês,  Zinco e Fluoreto.

De maneira que as bananas vão amadurecendo, toda a casca vai sendo tomada por manchas escuras de cor marrom e preta. Alguns preferem evitar as bananas neste estado, já que são mais doces e sua textura pode parecer não tão agradável. Mas, o que poucos sabem é que quanto mais manchas escuras tenha a banana, mais benefícios ela trará ao organismo e, em especial, ao sistema imunológico.

Por que tem que ser bem madura?

ripe-bananas2-for-banana-layer-cake-bakethiscake

Isso acontece com todas as frutas, de maneira que amadurecem, vão acontecendo alterações no seu valor nutricional, aumentando ou diminuindo suas propriedades. No caso das bananas, provou-se que quanto mais elas estejam maduras, maior o nível de antioxidantes concentrados em sua polpa. E tem mais, quando ela já tão madura que sua casca esteja com manchas escuras, o conteúdo de amido muda para açúcares simples, que são mais fáceis para digerir.

Em um estudo feito por cientistas japoneses, foram realizadas provas associadas com o consumo de diferentes frutas maduras. A pesquisa concluiu que a banana madura é mais benéfica que as outras frutas, já que tem a capacidade de aumentar o número de leucócitos no sangue e, com isso, reforçar o sistema imunológico.

Outros benefícios da Banana

banana-comida-afrodisiaca-03g

Reduz a Pressão Arterial: A Banana é uma importante fonte de Potássio, que é conhecido por reduzir a pressão arterial. Ela ajuda a contrabalançar os efeitos do sódio no corpo. A quantidade de potássio na Banana é cerca de 500 mg  e apenas 1 mg de sódio. O potássio ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo, e também ajuda a manter o equilíbrio delicado entre o sódio e o potássio.

Melhora o humor: Tem muita gente precisando aumentar o consumo de bananas. Elas de fato são o alimento cerebral mais incrível do mundo. Esta fruta é rica em carboidratos que irão detonar a fadiga, antioxidantes protetores do sistema imunológico, potássio, zinco e magnésio (cuja falta provoca insônia, depressão e desatenção). Através do fornecimento destes nutrientes essenciais para o funcionamento neurológico, bananas ajudar o cérebro a regular o humor e o apetite ao mesmo tempo, apoiando as funções cognitivas importantes, como foco e memória.

Para Digestão: As Bananas possuem grande quantidade de fibras dietéticas. Estas ajudam assimilação de nutrientes e ajudam em uma evacuação eficiente. Isso quer dizer que problemas Intestinais e constipação podem ser evitados com o consumo da Banana. No caso de diarreia pode ajudar a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo. A Banana é uma excelente fonte em fruto-oligossacarídeos, probióticos que ajudam na conservação das bactérias benéficas do nosso trato intestinal.

Para os Ossos: A Banana contém fruto-oligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como Cálcio e Magnésio. Isso quer dizer que comer banana ajuda a fortalecer os ossos melhorando a densidade óssea no corpo.

Para Visão: A banana contém alfa e beta-caroteno e Vitamina A, que ajuda na proteção da retina do olho. Degeneração macular relacionada com a idade pode ser impedida pelo seu consumo.

Fonte: onegreenplanet/saudedica/healthimpactnews/melhorcomsaude 
 Imagens: sodahead/bakethiscake/academais