Anomalias e doenças

Secreção líquida saindo no mamilo masculino. Veja o que pode ser.

“Por favor, me explique se é normal sair das glândulas mamárias masculina um líquido incolor?” (Cris Bitencourt)

Olá Cris, existem muitos fatores que podem desencadear a saída de líquido das glândulas mamárias masculina, todavia é preciso realizar exames médicos para conseguir um diagnóstico preciso sobre essa ocorrência, na maioria das vezes, dependendo do histórico do paciente, não é normal sair líquido incolor dos mamilos, principalmente se for acompanhado de dor quando apalpado!


Muitas pessoas ainda não sabem, mas os homens também possuem glândulas mamárias que diferente das mulheres, não se desenvolve e atrofiam, mas permanecem ali logo atrás dos mamilos. Esse tecido residual que fica lá pode ser alvo de várias doenças e até um câncer de mama! Isso mesmo, homens também podem ter o câncer de mama, é muito raro de acontecer e corresponde a 0,7% de todos os casos de câncer na mama.

Uma doença que pode ocorrer é a ginecomastia que é o aumento do volume das mamas masculinas. Que pode está associado ao aumento de tecido gorduroso no local (falsa ginecomastia) e o aumento do tecido glandular (verdadeira ginecomastia) que podem surgir por diversos fatores, como: uso de drogas, doenças crônicas, algumas síndromes e tumores. Os tumores benignos também são bem raros nas mamas masculinas, mas podem ocorre: como o Schwanoma que é um tumor da bainha dos nervos periféricos, ele aparece como um nódulo indolor, macio e visível na mamografia e ultrassonografia que pode ser retirado através de cirurgia. Também pode ocorrer o papiloma que é um nódulo que cresce dentro de um ducto mamário por causa da proliferação de células epiteliais e neste caso pode ocorrer um fluxo papilar, ou seja, a saída de líquido pelo mamilo que geralmente é incolor, além de apresentar um nódulo palpável na região retroareolar. Esse problema também é facilmente resolvido através de cirurgia.
d1c3bf96395d63a7c8c439303157b853

Além do papiloma, podem ocorrer a angiolipoma, lipoma, mastopatia diabética que são tumores benignos e podem ser retirados com processos cirúrgicos. Todavia, tumores malignos (Câncer de mama) podem ocorrer nos homens sendo mais comum na velhice, onde se apresenta através de nódulo unilateral, indolor, espessamento da pele, gânglios palpáveis na axila, saída de líquido pelo mamilo e sua retração.

Portanto, o mais importante é ir ao médico especialista, o mastologista, e verificar o que pode está ocorrendo com as glândulas mamárias. Muitas vezes, algum trauma ou hematoma pode provocar a saída de algum tipo de líquido, por isso a investigação pelo médico é fundamental para um diagnóstico seguro e correto, além disso, verificado o problema, o tratamento na maioria dos casos, quando diagnosticado cedo pode ser facilmente resolvido e as chances de cura são bastante altas. Então, não perca tempo, cuide-se!

Fontes: mama/drauziovarella/sbmastologia  
 Imagens: singularmedicamentos/tuasaude

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.