Se você tem tatuagens, tenha bastante cuidado ao fazer uma ressonância magnética

Antes de fazer um exame de Ressonância magnética precisamos nos livrar de tudo que é acessório de metal. Isso porque dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande imã, onde as moléculas de hidrogênio que compõe nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. Mas não é somente com acessórios de metal que devemos nos preocupar.  De acordo com Jennifer J. Brown da revista Everyday Health, as tintas usadas nas confecções de em algumas tatuagens pode se tornar um grande problema na hora de fazer uma RM.

Tatuagens podem dificultar uma ressonância magnética, dependendo dos ingredientes utilizados na tinta e do tamanho da tatuagem. Especialistas dizem que algumas cores de tinta causam mais reação do que outras. Por exemplo, o corante utilizado em tinta de tatuagem de tons avermelhados contém Óxido de ferro, que é magnético e muito sensível aos campos magnéticos usados em aparelhos de RM. Mas não é só isso, o ferro da tinta vermelha pode teoricamente, criar uma corrente elétrica que aumenta a temperatura da pele, o suficiente para causar uma queimadura que pode ser até de segundo grau, de acordo com relatos.

Tatuagens com formato circular, podem atuar como uma espécie de antena, e também ficar muito mais quente devido a maior captação de energia dos magnetos do aparelho. A reação pode resultar em inflamação do local tatuado e das áreas próximas, assim como a pele fica quente e irritada. Em casos mais graves até bolhas podem surgir na pele

como-tatuagem-é-feita

Tatuagens perto dos olhos são particularmente preocupantes, já que a área é muito sensível ao excesso de calor. E isso vale para as maquiagens permanentes que nada mais são do que tatuagens se fazendo de delineador, sobrancelha, entre outros. Apesar do risco existir, é rara a ocorrência de queimaduras no local tatuado. Ainda assim, os pesquisadores recomendam que é necessário comunicar ao médico e os técnicos que usam a máquina de RM quando tiver uma tatuagem na pele.

O problema é que atualmente é quase impossível encontrar pigmentos para tatuagem que apontem quais elementos químicos foram usados na sua fabricação e então,fica difícil até mesmo para o tatuador escolher uma marca que não tenha óxido de zinco da fórmula.

 Fonte: smithsonianmag/hypescience   Imagens: wvgazettemail/biomedicinapadrao