Curiosidades

O leitor pergunta: Essas raízes com aparência humana são reais?

O leitor pergunta: Essas raízes com aparência humana são reais?
Esse texto foi útil para você?

“Queria saber se essas plantas com raízes em formato de gente é real ou tem manipulação? Vi que foram encontradas na China e então fiquei realmente em dúvida.” (Myrian Celeste)

Myrian, as imagens que você vê das raízes em forma humana são reais sim e não há manipulação gráfica. As primeiras imagens desta planta começaram a se espalhar pela internet em 2009, quando agricultor chinês Zheng Dexun da província de Shandong, divulgou imagens da sua planta com “raízes humanas”. Depois disso, vários outros agricultores apareceram com plantas, da mesma espécie apresentando a mesma aparência humanoide.




Cientificamente, é chamada de Fallopia multiflora, mas conhecida na China como Fo-Ti e nos países de língua inglesa como Fleeceflower. É uma videira herbácea de onde cresce um tubérculo parecido com uma batata doce, que pode crescer muito e atingir até 60 cm.  O vegetal, tem sido amplamente utilizado na medicina natural chinesa. Onde se acredita que seu chá reduz o colesterol e combate doenças cardíacas. A raiz também é vendida como um complemento alimentar que ajuda a reduzir a obesidade.

razies-formtato-humano

Mas as raízes tem formato humanoide?



Pois é, infelizmente, não há registros em sites de botânica confiáveis de que esta planta apresente de forma natural raízes com o formato humanoide, o que seria obviamente sensacional! Mas também, não encontramos registros afirmando que estas raízes são fruto de manipulação humana. No entanto, sabemos que os asiáticos são ótimos “trolladores” e os chineses especialmente, adoram inventar frutos, raízes e legumes com formatos de animais, de figuras geométricas, de humanos e objetos. Para isso, eles usam uma espécie de forma que modela o fruto para que ele cresça assumindo tal formato. Normalmente, como pode ser visto nas imagens, o resultado final é perfeito e o fruta parece uma escultura feita à mão.

Mas as raízes de Fo-Ti apresentam figuras humanoides mais rústica e isso confunde realmente as pessoas. Acreditamos, que isso acontece porque são produzidas nas zonas rurais onde os agricultores não tem acesso a formas industrializadas. Assim, criam formas improvisadas para suas raízes e o formato que elas assumem acaba sendo uma surpresa.



Quando não sofrem manipulação, as raízes tuberculares tem essa forma.

Quando não sofrem manipulação, as raízes tuberculares tem essa forma.

pera_buda_2

É assim que eles fazem as frutas, legumes e raízes terem forma. Fica muito legal!

Fonte: Fallopia_multiflora/plantamed/dailymail     Imagens: shuangxingfu/telegraphy/jenjdixon/ideaisgreen

10 comentários

10 Comments

  1. Cristina Margiotto

    em

    Realmente muiiiiiiiito estranho…acredito q a natureza nos surpreenda com coisas desse tipo….ja vi cenouras por ex que pareciam um casal de humanos….mas nada com rosto perfeito….orelha…….fala sério……e como vc disse…..se fossem um ou dois….mas muitos….acho q tem mesmo manipulação humana.

  2. 😮 credo mas tem uma raiz natural que se chama mandragora muito utilizada na bruxaria e na cultura wicca ela também tem forma de humano e acreditava se que se vc as arrancasse do chão na epoca errada elas gritariam até levar a pessoa a óbito!
    as raizes também tem propriedades alucinogenas e anarcoticas;)

  3. Fabio Duarte Ribeiro

    em

    Que a forma das raízes é um produto da “mãe natureza” é sim sem sombra de dúvidas, o que não significa dizer que é algo místico ou intencional feito pela natureza. Mas realmente é intrigante essas raízes assumirem essa forma antropomorfica. Na nerdade é tão intrigante assim simplesmente porque os seres humanos existem! Poderiamos não ter existido como espécie, e essas raízes continuariam sendo da mesma forma, logo seria uma forma normal como qualquer outra raíz. Se por acaso os seres humano tivessem assumido a forma se uma raíz de mandioca por ex, estariamos fascinados nos perguntando do mesmo jeito como pode existir tal forma em uma raiz. Não acredito que a forma dessas raízes seja manipulação humana, por manipulação genética, praticamente impossível. Para eliminar qualquer dúvida, nada melhor que coletar essas raizes, analizar sua morfologia, sua composição quimica etc, e replantar vários outros indivíduos e novamente conferir suas raízes. Amigavelmente

  4. Yury

    em

    vamos fazer uma parceria eu fiz carinha de cachorro triste kkkkk euamocamponotus.blogspot.com.br

  5. Júnior Pereira

    em

    São Mandragoras! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Tainá

      em

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, boa

    • Erica Moniz

      em

      Também pensei nisso !

    • Caio

      em

      Isso é da aula da professora SPROUT não mecha, são mandrágoras, seus gritos podem até matar!

  6. Inês Soares

    em

    Depois de ver esses chineses fazendo melancia quadrada eu ate imagino como essas raízes ficaram dessa forma.
    Muito simples e só planta-la em um vaso com essa forma! Basta que vc enterre um vaso na terra que tenha essa forma e espere ela crescer la dentro,como o vaso vai estar dentro da terra sera muito simples dizer que elas nasceram assim.!
    🙂

  7. Isabel Godinho

    em

    Acho que é manipulção humana mesmo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo