Qual é a melhor maneira de fazer a picada de mosquito parar de coçar?

Picada de mosquito. Só quem é alérgico sabe o estrago que um bichinho aparentemente inofensivo pode fazer no nosso organismo. Alérgico ou não, picada de mosquito é sempre desconfortável. Muita gente não sabe, mas primeira vez na vida que somos picados por um mosquito, não sentimos nada, porque nosso sistema imunológico ainda não teve a oportunidade de desenvolver uma resposta adequada. Mas, depois da primeira picada, o sistema imunitário aprende a dirigir uma grande quantidade de histaminas para a região afetada, e é isto que transforma o local naquela coisa vermelha, inchada e que coça tanto.

Algumas pessoas inevitavelmente sentirão a coceira mais insuportável que outras, e nestes casos o melhor a se fazer para combater a coceira relacionada à histamina é usando anti-histamínicos. Quando a coceira é intensa demais, podemos recorrer ao uso de cremes ou géis com anti-histamínico ou até mesmo ingerir uma pílula anti-histamínica. O ideal é procurar usar medicamentos que contenham difenidramina na fórmula.

Apesar de o uso dos anti-histamínicos serem considerados de certa forma a melhor e mais viável forma de reduzir os sintomas consequentes de uma picada, um estudo publicado na revista Drug and Therapeutics Bulletin mostrou que existem poucas evidências diretas a eficácia de tratamentos em simples picadas de insetos, e, em geral, as recomendações para o tratamento são baseadas na opinião de especialistas e em experiência clínica.

anopheles

Recomendação dos especialistas

Para as reações locais moderadas, a área deve ser limpa e uma compressa fria deve ser aplicada no local, pois o frio auxilia a diminuir a dor e inchaço causado muitas vezes pela picada. A dor pode ser aliviada com analgésicos orais comuns e um creme corticosteroide suave pode ser aplicado para reduzir a inflamação e coceira. Grandes reações locais podem ser tratadas com um anti-histamínico oral. Anti-histamínicos não sedativos são preferidos durante o dia, mas uma anti-histamina sedativa pode ser usada durante a noite, se a coceira estiver perturbando o sono. O tratamento antibacteriano não é necessário para picadas de insetos simples, mas infecções secundárias devem ser tratadas com um agente antibacteriano, por via oral, conforme recomendação médica.

Apesar das informações, o texto é para simples informação e conhecimento técnico. Não use medicamentos sem a recomendação de um médico e a orientação de um farmacêutico
Fonte: sbd/hypescience/sciencealert  Imagem: jornalciencia/cienciasaude