Animais

Plantas X Zumbis na vida real: Pesquisadores descobrem o processo de transformar plantas em zumbis!





Sabe aquele famoso jogo “Plants vs Zombies” (Plantas x Zumbis) onde as plantas lutam contra os zumbis para não serem devoradas?! E se as plantas também se tornassem zumbis?! Pois acredite, pesquisadores da Universidade de Friedrich Schiller de Jena, Alemanha, descobriram o processo de transformar plantas com flores em verdadeiros zumbis, uma determinada espécie de inseto possui a capacidade de transformar algumas plantas com flores em “mortos vivos”.

Os pesquisadores descobriram uma espécie de cigarrinha que evita a reprodução sexuada de plantas, mas permite o crescimento apenas de suas estruturas de folhas vestigiais. A planta perde a capacidade de se reproduzir e vive apenas para promover a propagação de bactérias. “Esse insetos transmitem bactérias, chamados de fitoplasmas, que destroem o ciclo de vida das plantas”, disse o professor Dr. Gunter Theiben, geneticista da Universidade de Jena, Alemanha.


A relação entre insetos e flor é bastante incomum em que ambas as partes se beneficiam com esse processo. Os mesmos se alimentam de suco e pólen da planta e ainda realizam a polinização de suas flores ajudando a planta a propagar sua espécie. No caso das plantas que se tornam zumbi o grande culpado nessa história é a proteína chamada SAP54. Essa proteína imita perfeitamente uma forma estrutural de outras proteínas na planta, ou seja, a planta acaba introduzindo uma proteína que vem das bactérias que irá atuar no complexo regulador no interior da planta, disse o Florian Rumpler, o principal autor da pesquisa.

Capturar

A proteína SAP54 substitui o que ocorre normalmente com o domínio MADS (que é uma região conservada de ligação de DNA), esses MADS estão envolvidos em diferentes etapas de desenvolvimento da flor, mais precisamente na determinação da identidade de meristema floral e órgão. Então quando a proteína de origem bacteriana entra nesse ciclo a planta para de ligar com essas proteínas dominantes (MADS) e não cumprem mais sua função e se degradam com o tempo. Os danos causados pelos parasitas são irreversíveis, ou seja, enquanto o parasita invade a planta ela cultiva mais bactérias, ou seja, ela morre e vive ao mesmo tempo somente para beneficiar os microrganismos lá envolvidos… É um zumbi de verdade!

Muitas plantas podem sofrer com esse mal e ser infestado pelos fitoplasmas com as macieiras, que acabam reduzindo o seu rendimento de produção. Os pesquisadores da Universidade de Jena ainda estão tentando descobrir um processo capaz de evitar esse tipo de infestação para que as plantas não sejam transformadas em verdadeiros zumbis!

Fontes: dailymail/ncbi  Imagens: dailymail
Comentários

Novidades

Topo