Estudos e pesquisas

Pesquisadores garantem que células cancerosas podem ser transformadas em tecido saudável!

Um trabalho de cientistas da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, sugere que há uma possibilidade de restaurar a normalidade de células cancerosas e conter sua reprodução descontrolada. Os testes foram feitos apenas em laboratório, mas mostram resultados promissores. As moléculas usadas nas pesquisas conseguiram controlar o crescimento do câncer, e os cientistas esperam que esse mecanismo possa ser extrapolado em todos os tipos de tumores. No entanto, ainda não está claro se esta técnica vai ajudar no tratamento de pessoas que tenham a doença.

O trabalho desenvolvido na Mayo Clinic descobriu o mecanismo de sinalização responsável por controlar o crescimento das células. Se esse processo está desregulado, as células crescem descontroladamente, o que pode estimular o câncer. Entender como as moléculas reguladoras da homeostase celular funcionam é de extrema importância para controlar os mecanismo celulares envolvidos no desenvolvimento de patologias.


Nesse trabalho, os cientistas administraram microRNAs (moléculas relacionadas a diversas patologias, inclusive o câncer) em células cancerosas para restaurar seus níveis normais, e reparar a função normal da célula. Os experimentos mostraram bons resultados.

Entretanto, entre as pesquisas em laboratório com células cultivadas e o tratamento de pessoas com câncer há um longo caminho a ser percorrido antes de saber se essa pesquisa poderá ajudar os pacientes acometidos por essa doença. Apesar disso, esses resultados são um importante passo na compreensão de como as células em nosso corpo sabem quando crescer e quando parar, e estimulam estudos a partir de vias de sinalização celular, importantes para conhecer o desenvolvimento de uma doença.

racimocelcancer

 

Fonte: bbc  Imagens: hypescience/ ebah

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo