Comportamento

Nábrók: No século 17 islandeses confeccionavam calças usando a pele de um amigo morto para atrair fortuna

O dinheiro anda escasso para todos, mas no século 17 o difícil sistema das classes abatia a região, os constantes ataques de piratas e as frequentes calamidades naturais faziam com que a vida dos camponeses islandeses se tornasse bastante complicada. Foi então, que alguém teve a brilhante ideia de criar uma espécie de ritual de feitiçaria para dar uma “força nas finanças”.

Tratava-se de usar no próprio corpo uma Nábrók (necropants) , ou seja calça feita com a pele da cintura para baixo de um homem depois de morto. Tudo começou quando dois homens, companheiros de feitiçaria, combinaram que quando um deles morresse, o outro poderia utilizar a sua pele da cintura para baixo para confeccionar a necropants.

De fato, um dos amigos veio a falecer, e impulsionado pela crença de que ficaria rico, o amigo retirou a pele do morto e passou a vestir a Nábrók. Segundo a crença, a peça macabra tinha o poder de atrair um muito dinheiro para quem a usasse. No entanto, apesar de haver uma réplica de Nábrók no Museu de Feitiçaria e Bruxaria Islandesa, em Hólmavík, não se sabe, ao certo, se alguma dessas calças verdadeiramente chegou a ser produzida e se alguém teve coragem de desfilar vestindo uma delas.

21113859197101

O ritual para fazer Nábrók

Bem, assim que dois amigos faziam o acordo e um deles morria, o outro, então, tinha permissão para desenterrar o cadáver e esfolá-lo tirando uma peça de pele inteira da cintura para baixo. Depois de curtida, estava pronta para ser vestida, o certo é que ela fique parecendo com a própria pele de quem usa. Além disso, o amigo devia roubar uma moeda de uma viúva pobre durante uma festividade como o Natal, Páscoa ou Finados e depositá-la no escroto da vestimenta juntamente com o símbolo de Nábrókarstafur (um símbolo rúnico mostrado na imagem) para, assim, avalizar que sempre haveria fartura no “saco” de dinheiro. O dono da necropants podia usá-la por toda a vida para usufruir de seus poderes.

calaç-de-pele-2

 

Fonte: megacurioso/atlasobscura/wikipedia  Imagens: procproto/megacurioso
Comentários

Novidades

Topo