Muita gente precisa disso: Sete dicas da neurociência para ajudar a melhorar a sua concentração

2060
dicas-para-ajudar-a-melhorar-a-sua-concentracao

Neurociência é todo o tipo de investigação sobre o sistema nervoso. Como ele se desenvolve, como ele funciona como ele é parecido e diferente entre indivíduos e espécies. E até como ele deixa de funcionar. Avanços teóricos recentes na neurociência têm sido auxiliados pelo estudo das redes neurais  e processamento de informações que tornam-se modelos de investigação com tecnologia biomédica e/ou clínica. Mas a concentração é um dos assuntos com o qual mais se busca a explicação dos neurocientistas. Como conseguir se concentrar com tanta distração por todo lado?

1 – Escute música (mas não a sua favorita)

dicas-para-ajudar-a-melhorar-a-sua-concentracao

Ouvir música pode ajudar a trazer relaxamento e concentração, além é claro de bloquear os ruídos presentes no ambiente. Antes de montar seu repertório também é preciso ter outro cuidado: não escolha nenhuma música que você adore ou odeie. Pesquisadores de Taiwan descobriram que sentimentos extremamente positivos ou negativos pela playlist tiram o seu foco. A melhor alternativa é escolher músicas que para você sejam um pouco indiferentes.

2- Mantenha-se hidratado e bem alimentado

dicas-para-ajudar-a-melhorar-a-sua-concentracao

Ter sempre algum alimento no estômago é indispensável para manter a concentração nos estudos. Não precisa ser nada muito abundante, basta um suco ou uma fruta no intervalo entre as principais refeições. Fundamental é fornecer ao seu organismo energia satisfatória para exercer o trabalho. Estar hidratado com água também é extremamente essencial para manter o cérebro funcionando velozmente.

3- Movimente-se!

dicas-para-ajudar-a-melhorar-a-sua-concentracao

Praticar exercícios físicos assiduamente não é importante somente para uma vida longa e saudável. De acordo com uma pesquisa da University of Illinois, a prática aeróbica desenvolve partes do cérebro relacionado à atenção e à memória. Os benefícios já podem ser sentidos a curto prazo. Segundo um pesquisador ouvido pela ABC News, a rapidez de processamento de informações aumenta após meia hora de exercícios moderados, como uma caminhada na esteira.

4- Procure meditar

dicas-para-ajudar-a-melhorar-a-sua-concentracao

Esvaziar a mente pode ser difícil, ainda mais em tempos cheio de tecnologia e informação, porém os benefícios são enormes para as suas funções cognitivas. Segundo pesquisadores americanos, a análise do córtex cerebral de praticantes de meditação, mostra que a prática aumenta a capacidade de fixar a atenção, além de favorecer a memória e facilitar a tomada de decisões.

5- Durma o suficiente

dicas-para-ajudar-a-melhorar-a-sua-concentracao

Segundo o médico norte-americano Daniel Amen,  pessoas que dormem ao menos sete horas por noite têm atividade cerebral consideravelmente superior à daquelas que passam menos tempo dormindo. Tirar pequenas sonecas também pode ajudar a concentração durante o dia. Segundo um estudo conduzido por pesquisadores australianos, jovens adultos que dormem por 90 minutos após do almoço experimentaram ganhos em memória e capacidade de aprendizado.

6- Escreva à mão

dicas-para-ajudar-a-melhorar-a-sua-concentracao

Com a tecnologia presente em todos os lugares, muitas pessoas esquecem o papel e a caneta. Porém há uma enorme vantagem em anotar suas ideias usando o método antigo.

Segundo pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia, quem escreve informações à mão tem maior facilidade para compreendê-las e memorizá-las do quem as digita. O por quê? O processamento de dados ocorre de forma mais superficial ao se usar o teclado, diz o estudo.

7- Faça intervalos

intervalo-no-trabalho

De acordo com a professora Carla Tieppo, da Santa Casa de São Paulo, nosso cérebro consegue se fixar num único objeto por no máximo uma hora. Depois esse prazo, o mais indicado é dar uma pausa de até dez minutos para levantar e tomar um café. A bebida trás um benefício extra: ingerir cerca de 230 mL de café diminui a possibilidade de distrações, dizem pesquisadores austríacos.

 

Fonte: exame  
Imagens: music/mundo/coisa/saudi/quemin/carin