Menstruação com coágulos: O que pode ser? O que está causando esta alteração?

Menstruação com coágulos: O que pode ser? É normal?

Menstruação com coágulos é, geralmente, formada por pedacinhos do endométrio que podem se deslocar naturalmente do útero. Embora seja assustador, na maioria das vezes não é nada. Mas, não tem jeito! Por mais que mulher fique menstruada a vida inteira, toda vez que surge um “pedaço do sangue” no meio da menstruação, ela fica receosa. “Será que tem algum problema comigo? Esses coágulos podem ser doença?”. Algumas desavisadas podem até pensar que menstruação com coágulos sejam restos de um ou mesmo um aborto em andamento, mas não é bem assim.

Este tipo de alteração é muito comum e em muitas mulheres acontece toda vez que ela menstrua. Os pedacinhos de sangue são partes do endométrio, que se descola naturalmente do útero da mulher para que ocorra a menstruação. Isso é natural. O que acontece de diferente para que o sangue venha com coágulos é a quantidade de sangue. Pode ser que a eliminação do endométrio venha maior ou menor intensidade, dependendo da ação hormonal, para eliminar mais ou menos tecido endometrial.

Por que acontecem os coágulos?

A causa é geralmente hormonal! Com aumento das taxas de estrogênio no corpo, a coagulação do endométrio pode ficar diferente. Essa coagulação acaba deixando o endométrio mais firme, difícil de desfazer como um endométrio rico em progesterona, por exemplo. O endométrio rico em progesterona tende a sair fluido, líquido e em forma de sangue vivo. Já o endométrio com excesso de estrogênio tende a ser mais rígido. Então, podemos dizer que uma menstruação com pedaços nada mais é do que uma baixa de progesterona.

Quando acontece com mulheres jovens, no início dos períodos menstruais, não é preciso se assustar. As jovens têm os hormônios ainda muito desregulados e por isso o fluxo ainda não está estabilizado e pode sofrer com excesso de cólicas e surpresas na aparência do sangue. No caso das mulheres que se aproximam da menopausa, os coágulos podem surgir também divido a distúrbios hormonais. Um dos sintomas comum nesse momento da vida é também a possível coagulação do sangue ainda no útero.

Leia também: Médica explica que menstruação escura pode ser gravidez, endometriose e mais 3 outras coisas

Mas, o que pode ser?

Muitas vezes quando o fluxo intenso acontece, o sangue acumula na cavidade da vagina e o que era líquido se transforma em coágulo através de um mecanismo de natural. Isso não é considerado uma patologia! Às vezes é de um ciclo que a mulher sangrou mais e veio com coágulo, mas depois não vem mais. Ou pode ter por característica acontecer sempre.

Um problema que pode acontecer são os miomas. Eles fazem com que haja uma dificuldade maior nas contrações naturais do útero. Com isso, a mulher pode sangrar por um período maior e também com intensidade maior, fazendo com que surjam os coágulos. É sempre bom comunicar ao médico!

BOLSADEMULHER/EXTRA