Animais

Imperador púrpura, a borboleta comedora de cadáveres, cocô, peixe podre, esterco e até fraldas usadas

Imperador púrpura, a borboleta comedora de cadáveres, cocô, peixe podre, esterco e até fraldas usadas
Esse texto foi útil para você?

Todo mundo que conhece um pouco de biologia sabe que todas as borboletas se alimentam de néctar das flores, certo? Errado! É verdade que a maioria das borboletas tem hábitos alimentares bem condizentes com toda a sua beleza e formosura, mas existe uma que apesar de toda sua majestosidade tem hábitos alimentarem inimagináveis, bem nojentos na verdade. A borboleta Imperador roxo se alimenta de coisas como: carcaça de animais, urina, estercos, dejetos de pulgões, poças de lama, suor humano e seiva de carvalho.

A borboleta é encontrada nos bosques de toda Europa Central e algumas partes da Ásia.  Os machos são bem bonitos tendo asas em tons purpúreos, já as fêmeas possuem asas cor marrom e não tem a mesma beleza dos machos. Essas borboletas vivem a maior parte de suas vidas nas copas de árvores mas as vezes as fêmeas descem para botar seu único ovo, ou então ambos descem para se alimentarem de outra coisa que não seja seiva de carvalho. Os machos defendem seus territórios como exímios soldados e, segundo especialistas, atacam até mesmo algumas aves caso elas entrem em seu espaço. Outra curiosidade é que o macho não tem interesse em fêmeas que já tenha acasalado.


Essa espécie de borboleta é bastante rara e por esse motivo muita gente quer vê-la de perto e tirar uma foto, para isso as pessoas armam iscas no intuito de atrair esses insetos. Entre as iscas mais comuns de turistas e especialistas estão animais mortos, cocô de cachorro, peixe podre e as vezes até mesmo fraldas usadas. Já o artificio usado pelo reverendo John Prebendary Woolmer foram as orações, ele sempre realiza um culto para abençoar os passeios florestais na temporada das borboletas roxas. Mas essa caçada para ver essas lepidópteras incomuns não é recente, no início do século XX os caçadores de borboletas já se empenhavam bastante, um deles, o lepidopterista I. R. P. Heslop, chegou a comprar uma caçamba de esterco de porco para atrai-las. Atualmente, as pessoas contam com uma ajudinha da tecnologia, algumas delas usas plataformas elevadas para se aproximarem da Imperador roxo e até mesmo surgiu a possibilidade do uso de drones.

_84441862_84feb9aa-fb40-4be7-86c7-03051264c9fb

Pertencente a família dos Ninfalídeos (Nymphalidae), a envergadura de suas asas varia entre os 6,5 cm e 7,5 cm, sendo consideradas umas das maiores borboletas da Inglaterra.  O nome cientifico dessa bela espécie é Apatura iris. Dos ovos postos pelas fêmeas saem lagartas comuns, verdes com algumas marcas amarelas, que ajudam na camuflagem. Elas se alimentam do amento dos pequenos arbustos do gênero Salix, entretanto a primeira alimentação das pequeninas lagartas é a casca do próprio ovo. Essas borboletas preferem dias quentes, voando apenas em estações do ano com temperaturas mais elevadas, normalmente julho, já que elas se localizam na Europa e durante o inverto as lagartas da espécies hibernam. Não se sabe ao certo porque essas borboletas tem hábitos alimentares tão distintos, mas especialistas acreditam que tais alimentos são fontes riquíssimas de sais minerais essenciais para a espécie.

 Apatura_iris_Weinsberg_20080618_4

Fontes: bbc/ukbutterflies Imagens: bbcwikimedia/insectes

Comentários

Novidades

Topo