Curiosidades

Estudo mostra que é o movimento dos olhos durante o sono que ‘muda’ a cena dos sonhos

Pela primeira vez pesquisadores conseguiram fazer o registro da atividade de células individuais do cérebro durante o sono, particularmente na fase dos sonhos. Os cientistas registraram após cada movimento rápido dos olhos (REM), explosões de funcionamento que combinam com o que acontece enquanto estamos acordados e enxergamos, ou imaginamos, uma nova imagem. O estudo foi publicado na revista especializada ‘Nature Communications’.

No estudo, os pesquisadores sugerem que estes movimentos dos olhos acompanham uma “mudança de cena” nos sonhos, funcionando como a mudança de slide em um projetor. Os registros de atividades foram feitos em pacientes com eletrodos implantados no cérebro, um procedimento utilizado geralmente para o monitoramento de convulsões. “É uma oportunidade única para ver o que está acontecendo dentro do cérebro humano. Somos muito agradecidos aos pacientes de epilepsia que participaram de forma voluntária“, disse à BBC Yuval Nir, da Universidade de Tel Aviv, em Israel.


Foram quatro anos de trabalho dos cientistas com 19 pacientes, registrando a atividade cerebral deles por meio de eletrodos colocados em diferentes áreas do cérebro, mas, em maior parte, dentro do lobo temporal mesial. Segundo Yuval Nir, esta é uma parte do cérebro que não se envolve diretamente na visão.

A atividade destes neurônios não reflete o processamento de imagem. É mais a respeito da sinalização para o cérebro a respeito de certo conceito. Você pode fechar seus olhos e imaginar a rainha Elizabeth e estes neurônios vão disparar. Esta atividade implica uma atualização das imagens mentais e das associações“, afirmou o pesquisador, que trabalhou com colegas da França e dos Estados Unidos.

Quando os pacientes estavam acordados e observavam uma figura, especialmente alguma associada a uma memória, os cientistas notavam um padrão específico de atividade. Segundo Nir, cerca de 0,3 segundo depois de a figura aparecer, estes neurônios explodiam e ficavam vigorosamente ativos. Isto também aconteceu quando as pessoas apenas fecharam os olhos e imaginaram estas figuras ou estes conceitos

O intrigante é que Yuval Nir e seus colegas observaram um padrão extremamente parecido durante o sono. Especificamente, estas explosões de atividade vieram logo após os movimentos rápidos dos olhos, durante a fase REM do sono. Esta é uma fase do sono na qual ocorrem os sonhos e se caracteriza pelos movimentos do olho, muito rápidos e repentinos.

dormindohomem

Há muito tempo já se acreditava que estes movimentos poderiam refletir o elemento visual dos sonhos, mas não havia até o momento prova clara disto, completa Nir. “Estamos intimamente familiarizados com a atividade destes neurônios. Sabemos que eles estão ativos a cada vez que você olha para uma imagem ou quando você imagina aquela imagem. E agora os vemos ativos de uma forma parecida quando você move seus olhos no sono REM, então é muito provável que os movimentos dos olhos representem algum tipo de reinicialização ou ‘se mover para o quadro do sonho’.”.

Esse estudo pode ajudar a explicar a razão de bebês que ainda não nasceram e pessoas cegas também apresentarem os movimentos rápidos dos olhos durante o sono REM. “Mesmo pessoas com cegueira congênita… ainda podem sonhar com a visita da tia da Flórida: a voz dela, as emoções e todas as associações que vão junto“, disse o cientista. “E quando o sonho muda de encontrar a tia para, digamos, levar o cachorro para passear no parque, então a atividade do cérebro muda e isto acontece de forma sincronizada com os movimentos dos olhos.”

Outros cientistas especialistas em sono aprovaram as descobertas de Yuval Nir. Jim Horne, que estabeleceu o Centro de Pesquisa do Sono na Universidade de Loughborough, na Grã-Bretanha, afirmou que o estudo reflete o aumento na compreensão do sono REM.Ele destaca também que o movimento nos olhos de quem está sonhando, que só acontece em alguns momentos, não significa que o sonhador está examinando uma cena. “Os movimentos dos olhos não estão escaneando seu sonho, eles estão reorientando seus pensamentos visuais“, disse Horne à BBC. “Este estudo endossa outras descobertas, de que o sono REM tem muitas semelhanças com a vigília.”

Vejo o sono REM como o descanso de tela do seu computador; tudo o que você precisa é tocar um botão e seu computador volta à vida. É muito próximo da vigília. O sono que não é REM é mais parecido com quando você desliga o computador e religá-lo requer um processo de reiniciar“, acrescentou.

dormindoo

Fonte: g1/BBC  Imagens: hypesciencecircuitomt

Comentários

Novidades

Topo