Doenças

Diarreia no período menstrual, você já teve? Veja porque acontece

Diarreia no período menstrual, você já teve? Veja porque acontece
Esse texto foi útil para você?

Os desconfortos são muitos durante a menstruação: diarreia, sensação de inchaço na região abdominal e gases. Na maior parte dos casos, a mulher não associa o aparecimento da diarreia com o período menstrual e acabam achando que comeu alguma coisa que não caiu bem. Mas a verdade é que essa falta de associação pode acabar surpreendendo algumas mulheres com diarreia “sem motivo” durante o período menstrual.

É na realidade bastante comum que um episódio de diarreia aguda coincida com o período e embora o motivo para as queixas intestinais durante a menstruação não seja completamente claro, foi sugerido que durante o período menstrual há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina.


As prostaglandinas são sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios, porém que não entram na corrente sanguínea, atuando apenas de célula em célula. Na menstruação as prostaglandinas são as responsáveis pelas contrações musculares do útero para expulsão da menstruação, o que causa a temida dismenorreia (cólica menstrual). Durante a menstruação, enquanto as prostaglandinas agem diretamente nos músculos uterinos, ela acaba afetando também os intestinos causando também contrações intestinais. Tais contrações resultam em um aceleramento da saída do conteúdo intestinal, o que pode diminuir a consistência das fezes e aumentar o número de evacuações.

As diarreias costumam acontecer apenas nos dois primeiros dias da menstruação.

Fonte: diarreia/bolsademulher Imagens: bolsademulher

Comentários

Novidades

Topo