Deixar comida preparada em cima do fogão ou assados guardados no forno é um erro que pode custar sua vida

Uma coisa que deixa todos nós indecisos é sem dúvida o que fazer com a comida preparada que sobrou do almoço ou do jantar. Muita gente tem o hábito de deixar a comida em cima do fogão para facilitar o preparo mais tarde. Mas este é um erro que pode custar caro, principalmente nos dias mais quentes. As temperaturas mais altas fazem com que os alimentos fiquem muito mais suscetíveis à deterioração e à proliferação principalmente de bactérias, que podem levar até a morte.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, um alimento já preparado pode ficar até no máximo duas horas em temperatura ambiente. Passadas duas horas, a comida começa a se deteriorar e uma proliferação de bactérias inicia-se imediatamente. Uma vez que a comida pronta esteja contaminada, temperaturas entre 30º e 35º ajudam a aumentar mais ainda a proliferação bacteriana.

Deixar a comida em cima do fogão ou assados esquecidos dentro do forno desligado durante os dias quentes pode transmitir doenças graves para toda a família. A maioria dos microrganismos, inclusive os patogênicos (causadores de doenças), se proliferam na faixa da temperatura ambiente. As principais bactérias que podem se desenvolver nos alimentos preparados e deixados à temperatura ambiente são o Bacillus cereus, o Clostridium perfrigens e o Staphilococus aereus, que provocam diarreias e vômitos. Se a contaminação for grave e as bactérias atingirem a corrente sanguínea, a pessoa pode ter uma sepse e até morrer.

Especialistas recomendam que as sobras de comidas sejam, para sua manutenção e conservação, resfriadas e quando forem ser consumidas, sejam devidamente reaquecidas. Ao contrário do que se pensa, colocar as comidas na geladeira e depois reaquecê-las não estraga os alimentos. O ideal é nunca deixar em temperatura ambiente!

A regra vale também para restaurantes por quilo. É sempre conveniente observar se os pratos quentes estão devidamente aquecidos e se as saladas refrigeradas. O ideal é deixar o alimento aquecido a 70º ou dentro da geladeira.

Fonte: drauziovarella/senado/cienciaesaude  Imagens: saudecuriosa