Comer ovo com gema mole, clara de ovos, maionese caseira pode causar uma infecção gravíssima e te levar a morte

O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo. São usados na preparação de doces, salgados ou puros preparados de diferentes formas. Cada pessoa tem sua preferência: frito ou cozido com gema molinha, “ovo quente” que vira uma melequinha gostosa que dá para comer de colherinha, frito ou cozido com gema dura e por aí vai… Mas o fato é que muita gente desconhece que o famoso ovinho de gema mole ou até mesmo pratos com claras em neve podem causar uma infecção gravíssima.

Quando você ia imaginar que pudesse ler isso, mas o maior “vilão” entre os alimentos de origem animal que podem causar doenças é sim, o ovo. Quando mal cozido ou cru, pode transmitir uma bactéria chamada Salmonella Enteritidis, responsável por 50% das gastroenterites. Uma pessoa que se infecta com a bactéria pode apresentar febre, cólicas abdominais e diarreia, de 12 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado. A doença dura de 4 a 7 dias e quando a diarreia é severa, hospitalização e uso de antibióticos podem ser necessários, além de hidratação venosa e outros cuidados. No entanto, se a bactéria atingir a corrente sanguínea, pode desenvolver um quadro de sepse e levar o paciente à morte.  Crianças, pessoas com saúde frágil e idosos são mais sensíveis a essa bactéria. É um perigo consumir ovos mal cozidos ou crus, maioneses feitas com ovos crus, doces ou outros pratos feitos à base de claras ou gemas cruas.

Como reduzir os riscos

De acordo com a Food and Drug Administration , os ovos são mais seguros quando armazenados em geladeira, pois se evita a multiplicação das bactérias. Não devem ser guardados na porta, pois podem quebrar-se facilmente e contaminar outros alimentos. Os ovos devem ser consumidos sempre bem cozidos ou fritos e imediatamente. O cozimento total dos ovos destrói as bactérias. Ovos com gema mole, mal cozidos ou mal fritos são de alto risco para se adquirir a doença. Não utilizar clara crua em coberturas de bolos, doces ou outros pratos que serão servidos sem cozimento prévio. Não utilizar gemas cruas no preparo de maioneses e outros alimentos que serão servidos sem cozimento prévio.

Corbis-42-19878906

Como os ovos são contaminados

Estudos mostraram que a S. enteritidis infecta o ovo não somente através da casca quebrada, mas também silenciosamente os ovários da galinha tornando seus ovos infectados antes mesmo de se formar a casca.

A grande maioria dos tipos de Salmonella vive no trato de animais e pássaros e é transmitida por alimentos de origem animal. Estudos realizados nos Estados Unidos e Europa mostram que um em cada 20 mil ovos pode estar contaminado, e em algumas de suas regiões, um em cada 10 mil ovos, o que aumenta o risco de se adquirir a doença. Análises de ovos feitas em laboratórios de saúde pública no Brasil mostram que 1,6 ovos em cada 100 podem conter a bactéria, um risco 320 vezes maior.

Fonte: cve/cienciaesaude/fda
Imagens: cravnela/corbisi