Mania de morder bochecha é um fator de risco para câncer bucal

22470
Câncer bucal: mania de morder bochecha pode causar câncer de boca

“Eu tenho mania de morder bochecha e vi num site que pode causar câncer de boca, mas não sei se posso confiar em tudo que a gente escuta. Essa mania compulsiva não me deixa em paz. Posso mesmo ter câncer bucal?” (Maria Souza)

Maria, muitas pessoas realmente têm essa mania de morder o interior das bochechas. Para alguns, isso se caracteriza como um famoso “tique”, que são movimentos ou sons breves involuntários e repetitivos, que fazemos sem objetivo claro. Eles podem representar nervosismo em excesso, ou até mesmo ter relação com quadros de estresse.

O que não nos atentamos ao manter essas manias, é que algumas delas podem até mesmo prejudicar a nossa saúde. Roer unhas, por exemplo, é um péssimo hábito. Imagine você, as suas mãos que passam por todos os lugares como teclados, portas, animais e depois são levadas a boca, podendo desenvolver uma infecção, ou problemas no estômago.

Câncer bucal

Falando especificamente do hábito de morder o interior da bochecha, ele pode sim ser um fator de risco para o câncer bucal. Não que o hábito cause diretamente o problema, mas pode ser um fator agravante para tal, pois lesiona a mucosa bucal, causando úlceras orais que podem evoluir para algo mais grave.

Os fatores mais específicos para o câncer bucal são a exposição excessiva ao sol, fumar cachimbos, mascar fumo, consumo de álcool e uma má higiene bucal. Para prevenir um risco futuro, é importante procurar um dentista e pedir uma avaliação a respeito da boca, e principalmente da bochecha. Saber o motivo de tal hábito seja ele estresse ou outras questões são essenciais para acabar com o mesmo.

Fonte: escolhainteligente/canceronline/estetental/wolkseger