Os casos de hemorroidas tem subido e a causa é que agora todo mundo leva o celular para o banheiro quando vai fazer cocô

Antes a diversão era ler rótulos de shampoo enquanto fazia o número 2. Agora a moda é levar o celular para o banheiro e ficar ali muito mais tempo do que o necessário, jogando, falando no whatsapp ou navegando nas redes sociais. Um estudo realizado por uma empresa de marketing concluiu que 75% das pessoas nos Estados Unidos usam seu celular enquanto estão no vaso sanitário, e a quantidade de pessoas aumentam a 91% quando se trata de usuários compreendidos entre 18-35 anos.

Parece que a hora de ir para o troninho se tornou mais divertida, mas a verdade é que o especialistas advertem que essa prática pode antecipar as hemorroidas em quem já tem predisposição a ter. O artigo publicado no Journal of the American Medical Association deixa claro que uma das causas de as pessoas desenvolverem hemorroidas é que elas ficam longos períodos sentadas no vaso sanitário enquanto defecam.

O motivo é simples. Depois de terminar o cocô, estando com o celular, a maioria das pessoas permanece sentada na mesma posição enquanto termina a atividade no smartphone e isso faz uma pressão e um esforço desnecessários. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado, isso causa dilatação das veias do ânus e pode causar as receadas hemorroidas. Hemorroidas são veias inchadas, inflamadas e doloridas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus. Elas podem ser tanto internas, quando ocorrem apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto, quanto externas, quando ocorrem na abertura anal, projetando-se para fora do ânus.

hemorroida-interna-e-externa

Diante disso, os médicos são inânimes em dizer: “acabou? Então levanta”.

Fazer cocô é um ato mais complexo do que se imagina. Quando se evacua, o organismo prevê que haverá um relaxamento da região anal. Quando há um relaxamento por muito tempo, o canal fica totalmente preenchido pelas veias da região anal, e isso acaba doendo, sangrando ou pode dar prolapso nas veias (quando elas saem para fora do ânus).  Segundo os proctologistas, os casos de hemorroidas aumentaram depois de os smartphones se tornarem populares.

Fontes: saude/goaskalice/mendozapost/webmd/   
 Artigo: Hemorrhoids
 Imagens: mendozapost/ proctoclin