Alerta: Agente microbiano encontrado nos lenços umedecidos pode provocar graves crises alérgicas

Nossa sociedade tem horror às secreções e aos odores corporais e estas obsessões levaram à procura de cada vez mais produtos de higiene. Os lencinhos umedecidos viraram moda e têm sido utilizados frequentemente por mulheres para a higiene íntima, mas principalmente em bebês a cada troca de fralda.

Estes lenços são geralmente impregnados com uma solução de limpeza sem sabão, vitamine, aloe, álcool e outros aditivos que podem causar irritações e incômodos na área.  E recentemente tem-se registrado um grande número de pessoas, principalmente crianças, com coceira, descamação e lesões avermelhadas na região onde os lenços são usados. Os sintomas tem levado os médicos a diagnosticarem erroneamente outras doenças  como eczema, dermatite de contato, impetigo e psoríase.

A especialista Dra. Mary Wu Chang, professora de dermatologia e pediatria na Universidade de Connecticut School of Medicine relatou em um artigo publicado na revista médica Pediatrics, pelo menos seis casos de crianças com misteriosas erupções que remetiam a diferentes doenças de pele. Um dos casos que chamou a atenção foi o de uma criança de 8 anos de idade que a procurou com lesões significativas em volta da boca e nas nádegas. Dra. Chang tratou a criança com antibióticos e esteroides, mas as erupções voltaram várias vezes. Ao averiguar o histórico médico da criança, compreendeu-se que ela poderia estar sofrendo de uma reação alérgica. A médica então recordou de um caso de alergia a metilisotiazolinona (MIT), um produto químico antimicrobiano que atua na prevenção do crescimento de colônias de bactérias e leveduras. Os lenços umedecidos utliam em sua fórmula uma grande quantidade de MIT. Com a suspensão do uso de lenços a criança se livrou definitivamente do problema.

dia18tarde

Metilisotiazolinona

O MIT é frequentemente encontrado em lenços umedecidos, cremes para as mãos, loções capilares e corporais, sabonetes e uma infinidade de produtos cosméticos. Recentemente, a Cosmetics Europe conduziu uma investigação sobre o assunto e encontrou evidências que comprovam a relação entre o MIT e as manifestações alérgicas. No entanto, o que acontece é que nos últimos anos, a indústria de cosméticos e de higiene pessoal têm aumentado a concentração do produto químico em preparações de beleza, podendo muitas vezes, exceder 25 vezes a que era usada antigamente. O uso excessivo de lenços umedecidos também pode levar a uma maior metilisotiazolinona (MIT) agravando os casos de alergia a outros produtos que também o levam na fórmula.

Fonte: dailymail//engenharia-quimica/jornalciencia  Imagens: dailymail/menon