Alimentação

Açúcar, Sódio e Sal: veja quanto você pode consumir de cada um diariamente. Aprenda também, qual a diferença entre Sódio e Sal.

Alguns ingredientes são tão presentes no cardápio diário que passam despercebidos. Mas o hábito de colocar umas pitadas de sal a mais na comida, duas colherinhas de açúcar no café ou caprichar nos temperos industrializados para garantir um sabor extra às receitas pode, com o tempo, causar problemas como hipertensão, diabetes e obesidade.

Assim, o açúcar, gordura e sódio são os principais culpados pelo apetite insaciável das pessoas por alimentos processados. As indústrias usam uma combinação dos três em um único produto para fazer com que ele seja tão saboroso e tentador quanto possível.


Quanto devo consumir de Açúcar por dia?

O açúcar está classificado por muitos especialistas de “não-alimento”, por não possuir nutrientes e até retirá-los do corpo. É, entretanto, um dos produtos mais consumidos no mundo, tendência que só faz aumentar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recentemente recomendou a redução pela metade da ingestão diária de açúcar recomendada. Essa nova recomendação limita o consumo do produto a cerca de 25 g por dia para um adulto, o equivalente a cerca de seis colheres de chá (uma lata de refrigerante possui, em média, nove colheres de chá de açúcar).

Alimentos salgados podem conter grande quantidade de açúcar, contrariando o que nossas papilas gustativas nos dizem. Uma fatia de pão branco, por exemplo, pode conter até 3 g de açúcar, 12% da nova recomendação da OMS.

Diferença entre Sal e Sódio

O sal de cozinha tem em sua composição sódio (Na) e Cloro (Cl), o que resulta em Cloreto de sódio (NaCl). É essa combinação de elementos que confere o sabor salgado. 10g de sal (NaCl) tem 4 g de sódio. No rótulo dos alimentos é descrito a quantidade de sódio e não de sal.

Quando o sódio está sozinho ou combinado com outros elemento pode não ter gosto de nada ou ser levemente salgado. É o que acontece com os aditivos alimentares usados na conservação dos alimentos industrializados, onde o sódio é combinado com glutamato ou outros elementos. Dessa forma, mesmo sem sabor salgado, a quantidade de sódio pode ser muito grande sem que se perceba.

Quanto devo consumir de Sódio por dia?

 

Sopas enlatadas e vegetais, bem como os temperos e misturas preparadas estão entre os piores em termos de teor de sódio. Quer esteja sendo usado para dar sabor a um determinado alimentou ou para agir como um conservante, o sódio está escondido em muitas das suas comidas favoritas.

Especialistas aconselham que determinados grupos de riscos, como pessoas com pressão arterial alta, diabetes ou doenças renais, devam consumir não mais do que 1,6 g de sódio por dia. Mas os adultos saudáveis podem consumir com segurança cerca de 2,3 g por dia.  Fique longe de produtos que contenham mais de 200 mg por porção. Muitos produtos trazem no rótulo algo como “sem sal” ou “sem sódio”.

Quanto devo consumir de Sal por dia?

 

O sal está na mira das autoridades de saúde do Brasil. Um acordo entre o Ministério da Saúde e os representantes da indústria alimentícia determinou a redução nos níveis de sal em vários tipos de alimentos, que será implantada ao longo dos próximos anos. Isso acontece porque o sal aumenta a pressão arterial, uma doença silenciosa, que vai danificando aos poucos as nossas veias e artérias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve-se ingerir entre 4 a 6 gramas de sal por dia, que corresponde a 4 ou 6 pacotinhos de sal do tipo que se encontra nos restaurantes, ou 1 colher de chá de sal, por dia, que deve ser distribuído em todas as refeições.

Fonte: hsw/saude/tuasaude/beme/ mundoma  Imagens: bluebox

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.