Por que os gatos trazem animais mortos para casa?

7119

“Meu gato me trouxe um bicho morto, nem sei o que é. Não é a primeira vez que ele me trás presentinhos. Andei pesquisando e não é só meu gato que faz isso. Porque os gatos trazem bichos mortos para o dono?” (Edna Márcia).

Olá Edna, a minha gata também já trouxe vários animais mortos e sem dúvida, acredite, isso é um grande gesto de proteção, amor, ensinamentos e carinho que os felinos podem nos oferecer quando convivem com seus donos. Vamos entender o porquê?!

Os felinos, assim como outros animais, são predadores por natureza, ou seja, possuem o instinto de caça e trazem isso desde a sua evolução e com o passar do tempo se tornaram especialistas na arte de caçar para obter seu próprio alimento. Os gatos possuem habilidades que são incríveis, como sua flexibilidade, agilidade, unhas retráteis e dentes afiados, visão noturna, que são essenciais para conseguir segurar sua presa, além disso, os gatos são espertos e ainda conseguem ficar na espreita com muita tranquilidade e paciência para alcançar seus objetivos: alimentação e sobrevivência!

O fato principal dos gatos trazerem animais mortos para seus donos parte do princípio que vem do instinto animal a milhares de anos quando os primeiros felinos começaram a ser domesticados. As mães naturalmente tiveram essa missão de ensinar os filhotes a caçar e conseguir seu próprio alimento e desde cedo trazem para seus filhotes animais mortos ou quase mortos para que vejam e depois matem seu próprio alimento, com isso poderão aprender aquilo que deverão fazer sozinhos! Estudos recentes mostraram que os nossos queridos gatinhos “fofinhos” matam bilhões de animais pequenos todos os anos nos Estados Unidos, mas não se preocupem que eles não são assassinos como alguns podem pensar, apenas estão agindo segundo seu instinto de animal carnívoro e de sobrevivência!

gato-tras-presetinho

O nosso felino é muito observador com o seu dono e sabe que não somos “predadores espertos” e por isso como forma de ensinamento, assim como aprenderam com suas mães no processo de evolução traz animais mortos para nos ensinar como se realiza uma boa caça e muitas vezes trazem vários “presentinhos” como alimento, tendo em vista que o seu dono não sabe “pegar” ratos ou pássaros para comer, então ele pega para nós e ainda traz morto para facilitar a alimentação!

Portanto, quando encontrar qualquer animal morto dentro de casa, no corredor, debaixo da cama ou simplesmente nos seus pés não tenha medo, apenas agradeça seu bichano, pois foi um gesto de amor e aprendizado que ele quer oferecer para você!

gato-tras-pombo-de-presente

Fontes: biologiatotal/livescience/livescience/hypescience      Imagens: animale/gatospardos/cracke