10 alimentos que não devem ser guardados na geladeira, mas aposto que você guarda!

Sua geladeira continua sendo indispensável, mas, em alguns casos, os alimentos devem ficar longe dela. O que acontece, é que vivemos em um país onde a maioria das localidades são quentes o que leva a perda de vários produtos, muito antes do esperado. Alguns deles vão se deteriorar, perder sabor e textura. De qualquer forma relacionamos aqui, 10 alimentos que nunca deveriam ser colocados na geladeira, mas nós colocamos!!!

1- Tomate

tomate

Como assim? Todo mundo guarda tomate na geladeira! Mas, os especialistas dizem que, esse fruto, mesmo plantado, não se dá bem no frio, portanto, depois de colhidos também combinam com o frio, pois perdem o sabor na geladeira, já que o frio faz com que interrompam seu processo de amadurecimento, que ressalta seu aroma e gosto. A baixa temperatura também rompe suas membranas e o deixa mais farinhento. A melhor opção nesse caso é colocar o fruto em um cesto fora da geladeira.

2- Batatas

batatas

Comuns, doces ou similares, batatas não devem ser colocadas na geladeira porque o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura quando cozidas. Um local fresco, arejado e escuro é ideal, como um saco de papel aberto dentro da despensa. Se a sua família não é muito fã de batata, procure comprar pouca quantidade, pois fora da geladeira elas costumam formar brotos, o que atrapalha um pouco o consumo.

3- Cebolas

cebola

As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa. Devem ser mantidas num ambiente fresco, seco e escuro, de preferência penduradas, por exemplo em uma meia-calça (imagem acima), mas nunca armazene junto com as batatas, que farão com que as cebolas estraguem também. Uma vez descascada e cortada, poderá ser colocada na geladeira dentro de um recipiente fechado.

4- Alho

alho

O alho também não deve ser colocado na geladeira, pois ele também precisa de ventilação. Além do quê, a geladeira pode tirar um pouco do sabor e causar mofo, ficar borrachento e até brotar por causa da umidade. Guarde-o solto, em ar fresco, e o alho vai durar dois meses tranquilamente. Quando estiver picado, pode ir para a geladeira, mas coma-o assim que possível. Mas se descascou além do que usaria, pode guardar na geladeira e consumir o mais rápido possível.

5- Café

café

Apesar de não ser comum, muita gente costuma guardar o pó de café na geladeira. Mas está errado, guardar o café na geladeira, vai alterar totalmente seu sabor, além de absorver qualquer outro cheiro que tiver por ali, assim nunca voltará ao seu cheiro e sabor original. O café em pó deve ser colocado em recipientes hermeticamente fechados (que não entrem ar) dentro da despensa.

6- Pão de forma

pao-de-forma

Para evitar o mofo, muita gente guarda o pão na geladeira. Isso também é comum, mas não está certo. O pão deve ser consumido em até 4 dias, mas não guardado na geladeira, porque a refrigeração o resseca mais rapidamente. Congelar também não faz muita diferença em relação ao ressecamento, pois vai precisar aquecê-lo para que fique gostosinho, e mesmo assim pode ficar igual uma pedra, nesse caso a dica é antes de colocar no micro-ondas, envolver o pão em um pano (imagem acima) ou papel toalha, e então esquentar cerca de 20 segundos.

7- Mel

mel

Mel na geladeira, nem pensar! É um produto naturalmente preservado, dura por tempo indefinido, se bem acondicionado e mantido em lugar arejado. Colocar o mel na geladeira vai engrossá-lo e cristalizá-lo. Se acontecer isso, basta colocá-lo em banho-maria, mas de qualquer forma não há necessidade nenhuma de refrigerá-lo.

8- Óleos e azeite

oleos

É improvável, mas é melhor avisar: não há necessidade de guardar na geladeira seu óleo ou azeite, pois eles ficarão espessos e com aspectos amanteigados. O ideal é guardá-los, em local mais escuro, com temperatura amena.

9- Melões e melancias

melao

Mas foi comprovado, frutas como o melão e a melancia, ficarão melhor armazenados fora da geladeira, para manter os níveis de antioxidantes (licopeno e beta-caroteno) intactos. Mas, quando cortadas, poderão ser guardadas na geladeira envolvidos em plástico filme, ninguém merece comer essas delicias quentes.

10- Pimentas

pimenta

Aberto ou fechado, o vidrinho de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador. Normalmente a pimenta é conservada em vinagre e azeite, o que a mantém por até três anos sem a necessidade de ir para geladeira. Pode deixar sua pimentinha na bancada da pia, bem fácil para ser usada, que não vai correr o risco de estragar tão rápido.

Fonte: melhor/sossol/globo
     Imagens: pecua/cook/saojo/soss/maissa