Curiosidades

Você não vai acreditar, mas esta árvore que produz 40 tipos de frutos diferentes

Parece coisa de ficção cientifica, mas o artista Sam Van Aken realmente conseguiu fazer essa arte incrível. Nascido em uma fazenda na Pensilvânia, Akem atualmente é professor de arte da Universidade de Syracuse nos EUA, e conseguiu produzir uma árvore que gera 40 frutos diferentes.

Tudo começou em 2008 quando o professor soube que um pomar na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova York estava sendo vendido por falta de financiamento. Tal pomar tinha árvores de 150 a 200 anos e para não perder essa diversidade histórica decidiu comprá-lo. Após isso ficou dois anos aprendendo sobre enxerto.


Van Aken observou e registrou a época que cada fruto florescia em relação aos outros e a partir daí começou a enxertar alguns em sua árvore. Ele usou a técnica chamada chip de enxertia, no qual adiciona-se brotos de outras espécies em diferentes galhos da árvore de trabalho, caso toda a técnica seja realizada corretamente o galho crescerá como se fosse um ramo originário da árvore trabalho. Cinco anos depois Aken finalmente conseguiu obter a árvore de vários frutos.

Quando não está florida a árvore não parece ter nada de incomum, porém quando começa a época da floração aparecem várias flores de diferentes formatos e cores e em seguidas os frutos. Como cada fruto floresce em seu tempo a árvore produz de julho a outubro. Dentre os 40 frutos gerados estão ameixas, pêssegos, damascos, nectarinas, cerejas e amêndoas.

samvanaken4

Essa árvore não é só bela e uma interessante criação, como também é uma importante forma de salvar a biodiversidade dessas frutas. Até 2014, Akem já havia produzidos 16 exemplares de sua árvore plantadas em museus, centro comunitários e coleções de arte privada nos Estados Unidos. Ele ainda pretende criar um pomar só com a árvore de 40 frutos.

samvanaken5

Fonte: sciencealert/wikihow/treehugger          
 Imagens: sciencealert/mymodernmet

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo