Veja o que aconteceria no seu corpo se você parasse de comer completamente neste exato momento

A comida é o passatempo preferido de muitas pessoas, o que é conveniente já que precisamos dela par viver. Mas o que poderia acontecer no seu corpo de você parasse de comer completamente neste momento?

6 primeiras horas…

Nas seis primeiras horas, tudo estaria em seu estado normal, seu corpo começaria a quebrar glicogênio. É este polissacarídeo o responsável por guardar energia no seu corpo dentro da glicose. A glicose é utilizada como combustível por todas as células. Cerca de 25% das energias geradas desta maneira são usadas somente para o cérebro enquanto o resto vai para os músculos, tecidos e glóbulos vermelhos das células. Mas depois das 6 horas, os métodos de produção de energia mudam. O estoque de glicogênio esgota, o que pode trazer uma grande fome e você poderá ficar muito irritado de uma forma que todos nós conhecemos muito bem.

6 até 72 horas…

De 6 até 72 horas o seu corpo entra em um estado conhecido como cetose, ocorrendo de forma acelerada A cetose nada mais é do que um estado normal do metabolismo, que ocorre na ausência de glicose. A cetose acontece quando o organismo usa os depósitos de gordura como fonte energética (quando não há mais glicogênios).  Assim, coma pouca glicose no seu sangue, o corpo precisa começar a quebrar gordura para usar como energia. Esta gordura, por sua vez, é quebrada em ácidos gordurosos. Entretanto, seu cérebro não consegue usar uma longa corrente de ácidos gordurosos pois isso causaria… grandes problemas!

O cérebro então começa a mudar suas estratégias e passa a usar corpos de cetona para gerar energia, os quais possuem correntes mais curtas derivadas do ácidos gordurosos. Isto irá ser trabalhado por um bom tempo no cérebro, mas acabamos de ver que 75% da energia que o cérebro requer está vindo das cetonas e ele ainda precisa muito da glicose. Isso significa que o funcionamento do seu sistema cognitivo começa a ficar debilitado. Mas, a fase da cetose não significa que você esteja morrendo de fome, ainda tem mais por vir. Muitas pessoas entram nessa fase quando estão fazendo dietas de com baixos níveis de carboidratos ou atletas profissionais.

eu-nao-consigo-parar-de-comer-739x311

Entretanto, durante 72 horas, não só seu humor e sua energia vão sofrer, mas seu cérebro também. Inicia-se então a quebra de proteínas do seu corpo. As proteínas liberam aminoácidos que podem ser convertidos em glicose, o que vai “alimentar” seu cérebro, mas vai deixar seu corpo mal. Basicamente, o corpo iniciar um autocanibalismo, destruindo toda a sua musculatura. Em mulheres, a baixa nutrição vai desregular o ciclo menstrual, pois o corpo tenta reduzir ao máximo o gasto de energia. A densidade dos ossos diminui tanto nos homens quanto nas mulheres. Além disso, perdem totalmente a libido.

1-2 semanas…

Depois de 1-2 semanas, o sistema imunológico também começa a enfraquecer pela não ingestão de vitaminas ou minerais. Nesta fase muitos podem morrer de doenças. Por outro lado o corpo vai continuar a usar todas as fontes de energia até não existir mais de onde tirar glicose, gordura, tecido, ou massa muscular.

Uma das causas mais comuns de morte nessa fase é a arritmia cardíaca ou o infarto, causados pela degradação do tecido cardíaco, diafragma e o tecido corporal. Isso ocorre  geralmente naqueles que sofrem de anorexia. E é claro, se inicia a falência múltipla dos órgãos do corpo.

3 semanas até 70 dias

A fome pode nos levar a morte em menos de três semanas, ou pouco mais de 70 dias, como já documentado. Embora a duração e a sobrevivência esteja diretamente influenciada pela o quão hidratado você está e pela quantidade de gordura que tem no seu corpo. O que significa de qualquer maneira que o corpo pode se sustentar por bastante tempo sem comida.

Pessoa com anorexia, normalmente, nesta fase já pode ocorrer a morte!
Pessoa com anorexia, normalmente, nesta fase já pode ocorrer a morte!

 

Fonte: AsapSCIENCE  Imagens: telemundo/ saudicas/ relationshipcoach