Urinar nos pés e nas mãos pode ser uma boa opção para acabar com os calos e manter a pele hidratada

A urinoterapia já não é mais uma novidade para as pessoas. Recentemente a cantora Madonna já assumiu em entrevista que urina nos pés para curar frieira, o lutador brasileiro campeão dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC) Lyoto Machida garante que controlou seus episódios de gripes frequentes bebendo a própria urina pela manhã. Agora, o jogador de beisebol Moisés Alou, da Major League Baseball (a principal liga do esporte nos EUA) admitiu que urinava em suas mãos para fortalecer a pele e eliminar os calos – hábito que persiste mesmo após a aposentadoria do jogador. Outro exemplo famoso é o jogador é Kerry Wood, que admitiu urinar em suas bolhas.

A urina é um resultado da filtração do sangue feita pelos rins, carregando consigo produtos residuais do nosso metabolismo. É constituída por 95% por água e os outros 5% ficam por conta da ureia, toxinas e sais minerais. Os adeptos da urinoterapia garantem que a pequena porcentagem de ureia, substância produzida no fígado a partir da amônia, resultante do metabolismo das proteínas, pode sim favorecer a esfoliação dos calos e curar as bolhas. As bolhas são um resultado do rompimento da camada stratum lucidum, parte da epiderme. Após lesões por fricção, a pele lança mão de um mecanismo de defesa, formando uma bolha de líquido que protege a pele danificada abaixo. Os calos possuem mecanismo semelhante, constituídos de sucessivos contatos e pressões que tornam uma determinada área grossa e mais espessa.

De fato, a ureia, um produto da excreta, um dos ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos destinados à saúde da pele. Seu efeito hidratante é o maior destaque, sendo um dos princípios prediletos para quem quer combater a pele seca: ela ajuda a manter a pele hidratada por bem mais tempo. Mas não é só isso! A ureia ainda melhora a aparência da pele, estimula a produção de colágeno e evita as detestáveis fissuras decorrentes do ressecamento.

 

Mas funciona?

Muitos médicos são céticos a respeito da urinoterapia, no entanto, quando se trata de cuidados com a pele eles assumem que há um fundo de verdade quando as pessoas são orientadas a urinarem em suas próprias mãos e pés para amenizar efeitos das calosidades.

A dosagem de ureia ideal para um creme que funcione é de 3-5%, nossa urina tem bem menos que isso. Então os médicos dizem que para que a urina realmente funcione para tratamento de calosidades é necessário fazer um banho de imersão das mãos e dos pés em urina e deixar ali por pelo menos 15 minutos. Ou seja, simplesmente “urinar” nas mãos e nos pés não trará os efeitos esperados como os devotos da urinoterapia garantem, mas eles alertam que este procedimento deixará a pele com cheiro de urina durante todo o dia e isso é bem desagradável.

Assim, a urina pode sim ajudar na amenização dos calos e na hidratação da pele, desde que seja feito o procedimento correto diariamente.

 

Fonte: slate/dasmariasblog/beleza/jornalciencia