Tampem seus narizes: As flores mais gigantes e fedidas do mundo!

4670

Ambas nativas das florestas tropicais da Indonésia, a flor-monstro e a flor-cadáver estão entre as maiores flores do mundo! E estão, também, entre as mais fedorentas. Elas exalam um forte odor, muitas vezes descrito como semelhante à carne podre, cuja função é atrair seus polinizadores: besouros e moscas. Como são flores grandes, esse odor pode ser sentido a metros de distância. Suas flores ficam abertas, em média, por sete dias. Vamos conhecê-las um pouco melhor?

Rafflesia arnoldii: A flor-monstro

A Rafflesia arnoldii é conhecida por ter a maior flor do mundo! Rara, só é encontrada em florestas primárias. É uma planta parasita de outras plantas, principalmente do gênero Tetrastigma. A R. arnoldii não faz fotossíntese, não possui caule e nem um sistema de raízes. Dessa forma, se sua hospedeira morre, ela também perece. Curiosamente, apesar de suas características como parasita, essa planta produz uma enorme flor avermelhada que chega a medir 1 metro de diâmetro e 50 centímetros de altura! Além de pesar cerca de 11 Kg.

Rafflesia-arnoldii-biggest-flower-with-man-Sumatra

Rafflesia-Arnoldii

h1dkeub

 

Amorphophallus titanum: A flor-cadáver

Seu nome científico é Amorphophallus titanum e é uma inflorescência do tipo espádice. Isso significa que, apesar de sua estrutura parecer com uma flor única, ela possui inúmeras flores menores localizadas na base de um eixo carnoso (o espádice, aquela estrutura alongada na foto).  A cor da parte interna da espata (um tipo de bráctea que é uma folha modificada associada à inflorescência) chama a atenção por seus tons de roxo e vermelho. Ela pode ter, em média, 4 metros de altura (podendo alcançar mais de 6 metros), 1,5 metros de diâmetro e até 91 quilogramas de peso! No Brasil, existe um exemplar no jardim botânico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Se você quiser ler mais sobre a flor cadáver leia: Flor-cadáver: a flor mais fedorenta do mundo!

Essas plantas são incríveis, não é? A parte triste é que, assim como uma enorme quantidade de espécies de animais e vegetais, elas correm o risco de desaparecer devido à grande taxa de desmatamento que atinge as florestas tropicas em todo o mundo.

2014-09-29t141544z_1950610646_bm2ea9t189v01_rtrmadp_3_switzerland-environment

sobre-o-cultivo-do-jarro-tita-4

0caf7f8ff3321b0b2cf0cc63cb42b29b53246621

Fontes: younghtherafflesiaflowerwarungfiksi e mundoestranho