Curiosidades

Você está com depressão? Seu smartphone pode dizer…

Um novo estudo sugeriu que a maneira como você usa seu smartphone pode revelar se você está deprimido. Nesse estudo, 28 pessoas com idades entre 19 a 58 anos baixaram um aplicativo chamado “Purple Robot” que continha informações sobre a localização dos usuários através de GPS e com que frequência eles estavam usando o seu telefone.

Além disso, os participantes do estudo responderam um questionário para medir os seus sintomas de depressão. Metade dos participantes não apresentavam sintomas de depressão, enquanto a outra metade tinha os sintomas que variavam de leve a grave. Utilizando apenas os dados dos celulares dos participantes, os cientistas puderam identificar quais participantes apresentaram sintomas de depressão, com uma precisão de 87%.


Esses comportamentos relacionados à depressão detectados através da análise de dados de um telefone abriram a possibilidade de uma nova geração de tecnologias de intervenção comportamental, que poderia oferecer apoio ou reforçar os comportamentos que podem melhorar a depressão, disseram os pesquisadores.

Também foi descoberto que as pessoas no estudo com sintomas de depressão tendem a passar mais tempo em casa e visitar menos locais do que aquelas sem sintomas de depressão. Outro dado interessante desse estudo foi que as pessoas com sintomas de depressão usaram seus celulares por mais tempo- cerca de 68 minutos por dia, em média, em comparação com apenas 17 minutos por dia para pessoas sem sintomas de depressão.

young-woman-using-a-mobile-phone-pic-getty-images-580339023

O aplicativo não disse o que as pessoas estavam fazendo em seus telefones, mas eles provavelmente foram navegar na Web ou jogar jogos. Tais atividades podem oferecer uma forma de evitar pensar sobre sentimentos dolorosos ou difíceis relações, o que pessoas com depressão geralmente enfrentam. Apesar dessas descobertas, os pesquisadores observaram que esse estudo é pequeno e mais pesquisas são necessárias para confirmar as descobertas.

habitos-irritantes-de-quem-tem-celular-vao-de-usa-lo-no-banheiro-a-andar-digitando-veja-1399664443910_956x500

Fonte: livescience

Imagens: mirror/cbitst/uol


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo