Curiosidades

Será que mascar chiclete é tão ruim assim? Descubra 7 benefícios que o chiclete pode trazer para a sua saúde!



A ideia de que chiclete é mania de criança está mais do que superada. Os adultos são tão fãs da goma de mascar quanto os pequenos. Fato é que a indústria alimentícia tem se dedicado a criar produtos cada vez mais cheios de requisitos que se encaixem nas demandas da gente grande. Na Grécia antiga as pessoas mastigavam resina de árvore para fazer a higiene bucal, depois de muitas substâncias usadas para mascar, Thomas Adams teve a ideia de mastigar a borracha que usava e assim surgiu o primeiro chiclete.

 


1- Previne cáries!

Quando você mastiga, estimula a produção de saliva, que diminui a acidez dentro da boca. Isso é importante porque, quanto maior esse nível, mais os dentes ficam vulneráveis às cáries. O problema é que os chicletes com açúcar acabam anulando essa vantagem. A dica é mascar chicletes sem açúcar, elas possuem xilitol, um adoçante natural encontrado em frutas e vegetais que tem ação bactericida. O atrito mecânico da goma com os dentes, em conjunto com o xilitol, ajuda a reter menos bactérias nas faces livres dos dentes. Além disso, as bactérias não conseguem fermentar o xilitol, o que gera menos danos ao esmalte dos dentes.

2- Diminui o stress!

Esse é um bom motivo para você abrir uma embalagem agora mesmo! Um estudo de 2008 realizado na Universidade Swinburne, na Austrália, patrocinado por uma marca descobriu que mascar chicletes sem açúcar ajuda a aliviar a ansiedade, melhorar o alerta e diminuir o stress – os níveis de cortisol presentes na saliva dos mascadores eram até 16% mais baixos.

3- Alivia o mau hálito

Com a limpeza superficial que a goma proporciona, o hálito é favorecido já que há a renovação das células da boca. Mas é uma ação momentânea. E não serve para todo mundo. Quem sofre com problemas bucais, como periodontite, cáries ou uma restauração danificada, pode até aumentar o  mau cheiro com o uso do chiclete. Aliás, esse é o indício de que há um problema bucal.

beneficios de mascar chiclete

4- Indicado para fisioterapia bucal

Em alguns casos, o chiclete é recomendado com ação de fisioterapia. Quando há inflamação dos músculos ou abertura limitada da boca (trismo muscular), o uso da goma é benéfico para minimizar o inchaço, fortalecer a musculatura bucal e recuperar os movimentos da mandíbula.

5- Pode ser benéfico para a higiene bucal

A mecânica de mascar e o atrito da goma com os dentes  provocam uma limpeza superficial dos dentes. Quanto mais espessa ela for, melhor será o resultado. Mas os dentista afirmam: O chiclete não substitui a escova e o fio dental e nem tem o poder de remover a placa bacteriana ou prevenir a formação dela.

6- Ativa memória, melhora a circulação e a atenção

Uma universidade da Inglaterra fez uma experiência com algumas pessoas e descobriu que ao mastigar várias vezes o chiclete os mecanismos do cérebro responsáveis pela memorização são ativados e os batimentos cardíacos são aumentados. O cérebro por sua vez funciona melhor por causa do aumento da circulação do sangue e do oxigênio. Um estudo publicado no periódico Journal of Behavioral and Neuroscience Research mostrou que mascar chiclete pode ajudar a se manter alerta em um momento que exige muita atenção.

7- Com probióticos, contra a impotência e antifumo

Acredite! Já existem até chicletes contra impotência e com probióticos (micro-organismos benéficos para a saúde intestinal e o sistema imunológico). Mas infelizmente, ainda não chegaram ao Brasil. O que já há por aqui há alguns anos é a versão com nicotina para quem quer parar de fumar. A goma é utilizada na hora da vontade de fumar, que dura 3 minutos.  Deve-se mascar até surgir o gosto da nicotina e colocar a goma entre a bochecha e a gengiva para haver passagem da nicotina pela mucosa oral.

blog2-jazzz20140619155200

Fontes: brasilescola/minhavida/mdemulher   Imagens: diariojovial/rac/academiabiodinamica
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.