Comportamento

Que tal ter dentes negros? Cultura japonesa ensina que pessoas civilizadas devem pintar os dentes de preto para escondê-los

Que tal ter dentes negros? Cultura japonesa ensina que pessoas civilizadas devem pintar os dentes de preto para escondê-los
Esse texto foi útil para você?

Enquanto os ocidentais lotam os consultórios em busca de um sorriso mais branco, no Japão, o certo já foi pintar os dentes de preto. Conhecida como Ohaguro, a técnica era usada para demonstrar civilidade e distinguir classes sociais.

O ohaguro utiliza uma solução preparada à base de limalha de ferro, chá, ácidos de alimentos açucarados, água, amido, levedura, saque e nozes amargas. Apesar de a técnica visar uma questão estética, ela também serviria para proteger contra cáries. O ohaguro  possui uma mistura  de elementos com elevada capacidade de aderência aos dentes. De tal modo que é formada uma barreira mecânica, semelhante ao efeito dos selantes dentais atuais.


As pessoas aplicavam a mistura duas vezes por semana até estivesse completamente aderida aos dentes e então as aplicações eram interrompidas. Os dentistas dizem que o ohaguro não provoca nenhum problema estrutural nos dentes e os fluoretos presentes na mistura são conhecidos por aumentarem efetivamente a dureza dos mesmos. No entanto, a pessoa precisa se acostumar com o gosto férrico na boca.

ohaguro-dentes-pretos2

Sinônimo de beleza e civilidade

O ohaguro que também se popularizou na China, Vietnã, Tailândia e algumas outras ilhas do Pacífico, já caiu em desuso. Atualmente só é possível encontrar dentes pretos em atores de teatro e aprendizes de gueixa. Mas na pré-história japonesa, a técnica foi utilizada por membros da família imperial ou aristocratas.

Segundo a percepção religiosa, os dentes brancos nos igualavam aos animais e manifestavam uma natureza selvagem, ao passo que, as pessoas civilizadas, deveriam escondê-los e pintá-los de preto. Já durante a época dos samurais japoneses, as esposas e filhas desses guerreiros tinham os dentes pintados de preto para ficarem menos suscetíveis ao estupro ou sequestros.

ohaguro-dentes-preto

ohaguro-dentes-pretos-3

Fonte: msn/mundogump/megacurioso    Imagens: mundogump/megacurioso

Comentários

Novidades

Topo