Quatro coisas sobre ter relações sexuais durante a menstruação que você precisa saber (os homens também devem ler isso!)

Sexo e menstruação são dois assuntos que ainda despertam muitas dúvidas nas mulheres, o que faz com que muita gente fique sem saber como agir, especialmente na hora em que os dois são colocados “juntos”. Muitas mulheres são preferem evitar manter relações durante a menstruação, mesmo o parceiro dizendo que não se importa. Vários motivos explicam esse comportamento. Pode ser por nojo, pois algumas mulheres se sentem sujas, porque não gostam do sangue e da sujeira toda, questões religiosas e até falta de libido. Disponibilizamos aqui quatro coisas que todo casal precisa saber sobre ter relações durante o período menstrual.

1- Não faz mal algum, nem para a mulher, nem para o homem

relação-menstruada

Ter relações durante o período menstrual não apresenta problema nenhum á saúde da mulher nem a do homem, uma vez que o sangue expelido pelo organismo nada mais é do que a descamação da parede interna do útero, o endométrio, que, por definição não evoluiu porque não houve fecundação. Assim, fisiologicamente, não há nada que impeça que uma mulher tenha relações sexuais durante o período menstrual. A barreira é mais psicológica e comportamental do que qualquer outra coisa. Já há no Brasil um absorvente íntimo próprio para ser usado durante o sexo, sem cordão e maleável, ele parece uma espécie de esponja.

 

2- Embora seja raro, pode engravidar SIM

Gravidez

Embora seja raro, em algumas mulheres cujo ciclo menstrual é irregular  e por isso possuem uma janela fértil imprecisa, é possível engravidar durante a menstruação SIM, embora seja bem raro! Para que essa gravidez ocorra, seria necessário ter um ciclo menstrual muito curto, pois assim a data da ovulação fica bem próxima da época do início da menstruação, ou ter uma menstruação que durasse bastante. Portanto, estar preparada com o método anticoncepcional escolhido é importante para evitar gravidez indesejada.

3- Mais excitação

casal-na-cama

Não é uma regra geral, mas muitas mulheres sentem mais vontade de ter relações durante o período menstrual. Os especialistas dizem que a testosterona, um dos hormônios responsáveis pela excitação feminina, está em evidência durante a menstruação, enquanto os outros – estrogênio, FSH (folículo-estimulante) e LH (luteinizante) – estão em baixa. Principalmente para aquelas que usam pílula anticoncepcional, que tende a baixar a testosterona e, consequentemente a libido, nesse período é comum o relato de maior excitação, já que acontece a pausa do medicamento. Os especialistas falam, porém, que a maneira como cada uma sentirá esse processo é muito individual e que algumas são mais sensíveis do que outras à testosterona.

4- Aumenta chances de contrair doenças

aids_sham_hardy_cc_0

Poucas pessoas sabem que ter relações durante a menstruação aumentam os riscos de transmissão de algumas doenças, como a AIDS e a hepatite do tipo C. Além disso, para o homem, há a possibilidade de desenvolvimento de infecções na próstata com a necessidade de tratamento com antibióticos. Por isso, a utilização de preservativos nunca deve ser esquecida. O parceiro realmente fica bem mais exposto do que se a mulher não estivesse menstruada.

Fonte: bolsademulher/doutissima/mulher    imagens: eldebate/parapais/ donagiraffa/radios/bolsademulher