Plantinha classificada como “folha que salva vidas” está sendo crucial no combate à desnutrição na Etiópia

3337

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre uma planta chamada moringa. Nativa da Ásia e da África, pode alcançar até 12 metros de altura e possui galhos com inúmeras folhas verdes bem pequenas. Ela é considerada uma planta de cura, incluindo tratamentos contra a malária e até dores de estômago, já que apresenta alto valor nutritivo, com inclusão de vitaminas, proteínas e sais minerais. Por isso, quem a conhece defende a ideia de que todos deveriam ter essa planta em sua casa.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Addis Ababa, Etiópia, estudos feitos há quase 20 anos demonstram que a moringa possui uma enorme capacidade de derrotar doenças, como a leishmaniose por exemplo. Entretanto, o que mais impressiona é a sua capacidade nutricional, já que quando comparada com outros alimentos a moringa apresenta: 7 vezes mais vitamina C que uma laranja, 4 vezes mais vitamina A que a cenoura, 4 vezes mais cálcio que o leite de vaca, 3 vezes mais ferro que o espinafre e 3 vezes mais potássio que a banana. Além disso, suas proteínas possuem um excelente balanço de aminoácidos essenciais (os que não conseguimos produzir).

moringa-vitae-monterrey

Na Etiópia é possível observar diversas plantações da espécie Moringa stenotepala, o que vem ajudando muito na luta contra a subnutrição, um problema tão agravante e que infelizmente é muito comum neste local. Nos mercados é possível encontrar uma grande quantidade desta planta sendo vendida. E como se não já não bastasse todos esses benefícios extraordinários que essa planta fornece, em sua semente existe uma composição de óleos e proteínas e que quando trituradas são capazes de fazer com que uma água turva se torne potável! Isso ocorre porque o pó dessas sementes possuem a capacidade de adquirir bactérias, argila e sedimentos, tornando a água clara e própria para o consumo humano. Essa característica também é observada na espécie Moringa oleifera, nativa da África, sendo essas capazes de retirar cerca de 99% da turbidez, de acordo com testes realizados por pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais.

Devido a todas as suas qualidades, muitas ONGs classificam a Moringa como “folha que salva vidas”, “super planta” e “árvore milagrosa”.

59065866

Fontes: epoca/g1.globo     Imagens: yogui/vegalicious/urbancultivation