Curiosidades

Para você fazer em casa: receitas de limpa-vidros, detergente, desengordurante, multiuso e desinfetante [Vamos cuidar do meio ambiente!]

Os limpadores industrializados não-biodegradáveis geram resíduos prejudiciais ao meio ambiente e podem causar danos à saúde. Tais efeitos nocivos são potencializados quando os produtos têm como base o cloro, que tende a ocasionar irritações nas vias respiratórias e na pele. Menos agressivos, os produtos de limpeza feitos com ingredientes caseiros tais como vinagre, limão, bicarbonato de sódio e sabão em barra são alternativas sustentáveis, eficientes e em conta aos materiais industrializados.

Veja abaixo algumas soluções caseiras para produtos de uso diário em casa. Sem degradar o meio ambiente. Essas receitas foram aprovadas por  especialistas.


1- Detergente

produtos-de-limpeza-caseiros-69-415

Ingredientes: dois litros de água:  250 gramas de sabão em barra neutro (ralado);  duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;  duas colheres de sopa de suco de limão.

Como fazer? Aqueça a água, adicione o sabão e mexa até dissolver. Depois de fria, acrescente à solução o bicarbonato e o suco de limão.

Como age? A mistura do ácido cítrico do limão ao bicarbonato forma citrato de sódio que, em contato com a água, eleva o pH e potencializa a ação desengordurante do sabão.

Onde usar? Na lavagem das louças e na limpeza de superfícies (azulejos e pisos da cozinha e do banheiro, por exemplo)

 

2- Desengordurante

produtos-de-limpeza-caseiros2

Ingredientes: 300 ml de vinagre branco;  suco de um limão;  uma colher de chá de detergente caseiro (veja receita acima!);  dez gotas de óleo essencial de limão.

Como fazer? Misture bem todos os elementos e utilize um borrifador para aplicação do produto.

Como age? O vinagre e o limão são capazes de remover gorduras por causa de seus componentes principais, o ácido acético e o ácido cítrico, respectivamente. A alta concentração de tais substâncias na solução potencializa a ação desengordurante. O óleo essencial funciona como aromatizante.

Onde usar? Na limpeza de superfícies engorduradas

 

4- Limpa-vidros

produtos-de-limpeza-caseiros3

Ingredientes: um litro de água; três colheres de sopa de vinagre branco.

Como fazer? Basta misturar as substâncias e utilizar um borrifador para aplicar a solução sobre a superfície a ser limpa.

Como age? O principal componente do vinagre é o ácido acético, que tem boa capacidade para a remoção de gorduras sem deixar resíduos, além de possuir ação desinfetante.

Onde usar? Na higienização de janelas e espelhos

 

5- Limpador Multiuso

produtos-de-limpeza-caseiros4

Ingredientes: um litro de água: quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio; uma colher de sopa de vinagre branco ou de limão.

Como fazer? Misture bem todas as substâncias e utilize um borrifador para aplicação da solução.

Como age? O vinagre ou limão reage com o bicarbonato e forma, além de água e gás carbônico, acetato de sódio (no caso do vinagre) ou citrato de sódio (no caso do limão). A combinação do acetato ou citrato com a água promove a elevação do pH da solução, fazendo com que gorduras e outras sujeiras resistentes sejam eliminadas.

Onde usar? Na limpeza geral de pisos, azulejos e outras superfícies engorduradas (fogão, pia ou box do banheiro, por exemplo)

 

6- Desinfetante

desinfetante-caseiro-para-banheiro

Ingredientes: dois litros de água; 250 ml de álcool etílico hidratado 70 °INPM; 125 gramas de sabão de coco (ralado); 20 folhas verdes de eucalipto.

Como fazer? Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por três ou quatro dias. Espere o tempo indicado e reserve a solução. Em uma panela, aqueça a água e acrescente o sabão, mexendo até dissolver. À mistura já fria, adicione o álcool do molho (sem as folhas) e incorpore bem.

Como age? O sabão faz a limpeza propriamente dita, enquanto o álcool e o eucalipto têm ação desinfetante. Onde usar? Na higienização do banheiro

 

Fonte: bol     Imagens: farmaceuticas/
vilamulher/cenblog/ youtube/resumodamoda
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.