O mais lindo beija-flor do mundo vive perto do nós!

4306

Este gracioso beija-flor chama-se Lophornis ornatus, também chamado de Beija-flor-de-leque-canela, Tufinho-vermelho ou Tufted Coquette (fora do Brasil). Seu nome científico significa “Pássaro com topete enfeitado”. E não podia ser diferente, não é? Olhe só como esse pequeno pássaro é ornamentado! Parece uma pintura.

Essa espécie vive na região norte da América do Sul (Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa) e pode ser encontrado aqui no Brasil, próximo ao lado norte do rio Amazonas, nos estados de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará.

O L. ornatus habita a floresta tropical, em áreas de borda, e consegue se adaptar à ambientes modificados pelo homem, como plantações. Graças a sua boa capacidade de adaptação, essa espécie não está na lista de animais ameaçados de extinção. Geralmente é visualizado sozinho, algumas vezes em grupos, em busca de néctar e pequenos insetos para se alimentar.

O que mais chama a atenção nessa ave é seu topete vermelho e a presença de compridas penas nas laterais do pescoço, que se destacam pela cor marrom-pálida com pontas de verdes e brilhantes. As mais longas medem até 23mm. Mas essa coloração é apresentada apenas pelo macho, já que o L. ornatus possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea não são iguais. A fêmea é mais singela, não possui penas longas na cabeça ou no pescoço e apresenta tons de marrom-avermelhado, verde e marrom. Tanto o macho quanto a fêmea tem o mesmo tamanho: 7 centímetros e 2 gramas de peso.

beija2

e

rr

femea
Fêmea de Lophornis ornatus.
Fonte: neotropical.birds/wikiaves
Imagens: birdsinfocus/lynxeds/staticflickr/surinamebirds