Nojento: Médico resolve testar dieta que pede para engolir vermes do tipo “solitária” para emagrecer. Será que ele emagreceu?

O jornalista e médico britânico Michael Mosley resolveu se submeter a uma experiência que poucas pessoas se rejeitariam. Seguindo uma técnica antiga das mulheres vitorianas que engoliam propositalmente ovos de Tênias (solitárias) para emagrecer, Michael decidiu experimentar essa “forma histórica” de perder peso, e engoliu um destes parasitas em um experimento transmitido por um programa da BBC.

A forma como ele conseguiu os ovos de tênia também foi bastante inusitada. Dr. Mosley viajou até o Quênia onde sua equipe rastreou o verme, colhendo cistos da língua de uma vaca infectada num matadouro em Nairobi. Os bovinos carregam a larva Cysticercus bovis, da Taenia saginata. O verme adulto pode viver por até 20 anos no corpo humano. A tênia bovina é mais segura do que outras formas do parasita. A tênia do porco é muito mais perigosa, movendo-se em torno do corpo. Ela pode causar quistos cerebrais em seres humanos.

Seis semanas depois ter engolido o cisto, o médico engoliu uma câmera o que permitiu que ele visse que os cistos tinham se transformado em tênias.

Mas… o médico engordou!

Ao contrário do que se esperava, Dr. Mosley ganhou um quilo ao invés de emagrecer. Como se esperava. Ele disse que eu ganho de peso pode ter sido causado pela necessidade de aumentar a sua ingestão de alimentos, como resultado dos parasitas morando em seu corpo. “Eu mantive um diário alimentar para ver se minhas preferências alimentares mudaram”, disse. “Acho que provavelmente comi um pouco mais de chocolate. As tênias gostam de cerveja e chocolate – elas gostam de carboidratos. Uma das teorias é que a tênia provavelmente incentiva você a comer mais, para alimentá-la”.

Os vermes foram exterminado do corpo do médico através de medicamentos. Apesar de nenhum verme adulto ter sido visto depois de expelido, um novo exame afirmou que  Dr. Mosley estava livre dos vermes.

solitaria_02

Fonte: hypescience/jornalciencia/exame