Curiosidades

NASA confirma: há água em estado líquido em marte e os cientistas planejam investigar vida no planeta vermelho

A NASA anunciou em entrevista coletiva, após muita expectativa, o que disse ser a maior descoberta sobre o planeta vermelho: “Marte não é o planeta seco que pensávamos. Em certas circunstâncias, existe água líquida em Marte“, disse Jim Green, diretor de ciência planetária da agência espacial. Foram apresentadas durante uma entrevista coletiva evidências de que as manchas escuras observadas na superfície de Marte podem estar ligadas à existência de água corrente durante o verão marciano.

Segundo os cientistas da NASA, o fato de que exista água líquida e corrente aumenta a possibilidade de que micro-organismos também possam existir ou já ter existido na superfície de Marte. Mas afinal, o que essa descoberta significa?

A existência de água em estado líquido favorece as reações químicas essenciais a vida. Então, pode-se arriscar dizer que essa descoberta aumenta a expectativa de que se possa encontrar algum tipo de vida em Marte. Entretanto, análises da NASA também podem não encontrar nenhum composto orgânico na água. Para isso, muitas análises e pesquisas devem ser realizadas. Mesmo assim, a presença de água líquida tem implicações geológicas, astrobiológicas e hidrológicas que podem, no futuro, afetar toda a exploração humana nesse planeta.

nasa-anuncio-agua-marte-2

A agência espacial divulgou imagens de penhascos e paredões entre vales e crateras, marcados por linhas que se estenderiam por centenas de metros durante o verão. Os pesquisadores ainda não sabem de onde viria essa água, e algumas possibilidades precisam ser levadas em conta, como o surgimento através de aquíferos, condensação na atmosfera, ou uma combinação de fatores.

Estão programadas visitas de três espaçonaves a Marte  até 2019. Uma delas, o ExoMars, da agência espacial europeia (ESA), vai perfurar a superfície do planeta para explorar vestígios de vida. Fique de olho, muita coisa ainda precisa ser desvendada sobre o planeta vermelho!

marte2
marte3

Fonte: bbc   Imagens: HypeScience/ uk/ibtimes
Comentários

Novidades

Topo