Parasita devorador de olhos quase deixa jovem britânica cega!

Jessica Greaney nem desconfiava que havia um parasita vivendo em sua córnea quando decidiu ir ao médico com incômodo nos olhos. A garota disse o seu olho fechava sozinho toda hora, sendo que o médico finalizou o primeiro diagnóstico como úlcera. Mas o tratamento para úlcera não deu certo e depois de uma semana, após novos exames, os médicos identificaram que ela estava com ceratite, doença causada por um protozoário parasita de nome Acanthamoeba keratitis.

A ceratite é uma doença descoberta recentemente, que acontece com pessoas que utilizam lentes de contato. No Reino Unido, um em cada 50 mil usuário de lentes são infectados a cada ano. O tratamento da doença é intensivo. Jessica disse que precisava pingar colírio no olho a cada 30 minutos, o que a levou a noites sem dormir. Durante o tratamento Jessica só enxergava as cores mas sem definir as formas com o olho infectado, o que a deixou com medo de não voltar a enxergar com este olho.

O parasita atinge as pessoas que utilizam lentes porque ele fica na água. Quando você passa a lente na água e depois a coloca no olho, o parasita é carregado junto e se instala por ali. Logo ele começará a causar incômodo. Por isso é recomendado sempre que for tomar banho e nadar, se retirar a lente dos olhos. A boa notícia é que o tratamento dá certo e Jessica já enxerga bem e não sente mais dores, apesar de continuar a pingar colírio no olho ao longo do dia.

As lentes de contato são uma opção comum – e muitas vezes estética – para quem tem problemas de vista. Mas é preciso tomar bastante cuidado, porque elas podem ser transmissoras de doenças. Bactérias, fungos e outros microorganismos podem aderir às lentes causando dor, irritação e até infecções graves, como a ceratite. Para evitar problemas, médicos aconselham alguns cuidados básicos. Não dormir de lentes, por exemplo, já que elas não foram desenhadas para isso e o uso prolongado pode maltratar a córnea.

A ceratite é uma doença descoberta recentemente, que acontece com pessoas que utilizam lentes de contato. Foto: Reprodução/saojoaquimonline
A ceratite é uma doença descoberta recentemente, que acontece com pessoas que utilizam lentes de contato. Foto: Reprodução/saojoaquimonline
Fonte: g1