Animais

Inaceitável: Há uma década, pescadores de Ilha francesa usaram cães como iscas vivas para tubarões [vídeos – imagens fortes]

Inaceitável: Há uma década, pescadores de Ilha francesa usaram cães como iscas vivas para tubarões [vídeos – imagens fortes]
Esse texto foi informativo para você?

Em 2005, quando a internet ainda não carregava as notícias com a velocidade que é hoje, um acontecimento abalou a Europa. Histórias perturbadoras relatavam que os pescadores da ilha francesa “La Réunion” localizada no Oceano Índico estaria usando cães e gatos como iscas vivas de tubarão.

Na época OGNs de direito dos animais divulgaram  vídeos de animais (cães e às vezes gatos) fisgados com anzóis robustos, a notícia foi espalhada por e-mail. Muitas pessoas não acreditaram nos relatos e julgavam ser uma estratégia publicitária iniciada por ativistas para interromper as pesca ao tubarão, muito comum naquela ilha. No entanto, investigações realizadas pela autoridade francesa confirmaram que alguns incidentes realmente ocorreram.


A Fundação francesa “30 Millions d’ Amis” (Fundação 30 milhões de amigos), contactou um programa de televisão voltado para direitos dos animais que enviou uma equipe de filmagem para investigar a prática cruel na La Réunion Island. Os jornalistas afirmaram que encontraram diversos cães com anzóis presos firmemente nas patas e no focinho (conforme vídeo). Animais que, provavelmente seriam iscas de tubarão, mas conseguiram escapar dos pescadores. Alguns pescadores foram surpreendidos prendendo cães do anzol e um deles chegou a ser julgado e condenado depois prender um filhote de cachorro de rua e jogá-lo para os tubarões diante de um grupo de pessoas. Eles disse, durante o julgamento, que os cães estavam comendo suas galinhas e que ele queria exterminá-los.

Apesar da atrocidade, as autoridades afirmam que esse foi um fato isolado e praticado apenas por um pequeno grupo de pescadores. Disseram também, que novas leis passaram a punir este tipo de ação com rigor e que nunca mais cães e gatos foram usados como iscas para tubarões. No entanto, a ilha La Réunion, que até hoje é considerada ótima para pesca de tubarão, apresentava uma população de cães de rua muito grande e que hoje, não se vê mais estes animais pela ilha. Não se sabe ao certo se os animais foram levados da ilha por ativistas ou se foram usados como isca para tubarão.

8385fd1df2e8a6dd6a18f2abf7fb09ab

Fonte: nationalgeographic/hoaxorfact  Imagens: imgarcade

Comentários

Novidades

Topo