Mulher

Herpes, mononucleose, conjuntivite e outras. Veja porque você NUNCA deve emprestar maquiagens



Emprestar o maquiagem ou usar a maquiagem de outra pessoa é um hábito bastante comum entre as mulheres, mas os microbiologistas garantem que essa prática pode ser perigosa e transmitir diversos tipos de patógenos. A verdade, é que ninguém sabe ao certo o que a outra pessoa (pode ser até sua melhor amiga, irmã, prima) anda fazendo e como é a higiene pessoal dela. O fato de conhecermos bem a pessoa não nos garante que ela seja uma pessoa saudável.

É importante saber que o simples ato de usar a maquiagem de outra pessoa pode te trazer uma série de doenças. Não queremos assustar ninguém, mas os cosméticos podem transmitir vírus, bactérias e até fungos.


 

Batom e Gloss

truques-de-maquiagem-que-toda-mulher-deveria-saber2

De todos os itens da maquiagem o batom é sem dúvida um dos mais perigosos de compartilhar. É um objeto que pode transmitir o vírus da herpes simples, vírus que, na maioria dos casos, causa aquelas “bolhinhas” ao redor da boca. O vírus na verdade, não fica muito tempo no batom, mas se uma pessoa infectada usar o batom e empresta, você pode pegar o vírus. O herpes é bastante comum. Há estudos que mostram que 90% da população carrega o vírus do herpes labial.

A doença do beijo (mononucleose infecciosa), gripe ou doenças respiratórias doenças respiratórias causadas por bactérias, como amigdalite também podem ser transmitida pelo batom. A transmissão se dá por causa da saliva. Os microrganismos podem ser transmitidos, mas por um curto intervalo de tempo, pois eles não sobrevivem sem as condições ideais de temperatura.

Lápis de olho e rímel

erros-ao-passar-rimel-2

Os cosméticos que encostam na borda dos olhos podem acabar levando microrganismos para o globo ocular. Esse processo pode causar blefarite, que é uma inflamação na base dos cílios, causadora do calázio ou terçol (o famoso “bonitinho dos olhos”). A maquiagem também pode passar quadros virais, como a conjuntivite infecciosa. A pessoa pode ter até herpes na conjuntiva pelo mesmo vírus que dá nos lábios. O olho fica vermelho, parece que a pessoa tem uma conjuntivite, mas é um quadro mais grave.

Oftalmologistas garantem que alguns vírus e bactérias mais agressivos podem perfurar a córnea em até 24 horas, causando úlceras. São infecções que podem levar à perda da visão.

Pincéis de maquiagem

maquiagem-para-ano-novo-2012-1

Se alguém tem uma micose no rosto, aplica base ou pó compacto com um pincel ou esponja e os empresta, os fungos podem ser transmitidos para outra pessoa. Além disso, o pincel leva com ele resquícios de queratina e tecido orgânico, que podem servir de meio de cultura de microrganismos. Em casa, os pincéis devem ser higienizados logo após seu uso. Uma opção é lavá-los com shampoo neutro e deixá-los secar em cima de uma toalha. Evite deixá-los em um local úmido pois a culpa da proliferação dos microrganismos deixará de ser a falta de higienização e passará a ser a umidade.

Fonte: nytimesuolredapplelipstick   Imagens: santacatarina/dicasdemulher/mulher
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.