Feijão contaminado com “bichinhos” teria causado morte de várias pessoas e os hospitais não estão divulgando. Mas será que isso é verdade?

“Olá, surgiu boatos no face de quem está tendo epidemia de bichinhos em feijão, gostaria de saber se é possível os bichinhos no feijão e se de fato o vinagre mata, e não a água fervendo.” (Vanessa)

Oi Vanessa. Bom, sinto em te dizer que essa é mais uma das inúmeras correntes com falsos boatos que circulam na internet. Essa, em específico, é na verdade uma nova versão de um boato que foi espalhado em 2009, de que pessoas estariam sendo contaminadas pela doença de chagas por meio de feijões que tinham o inseto barbeiro.

Quanto ao boato que tem circulado esse mês, não existem casos de mortes no estado de São Paulo envolvendo contaminação por meio do feijão. Uma das formas que podemos ver que se trata de uma corrente é a ausência de datas e nomes concretos. Na versão circulando no WhatsApp, o nome de um hospital é citado, porém, ele não existe no estado de São Paulo.

Os bichinhos que aparecem nas fotos são os famosos carunchos ou gorgulhos, que são besourinhos da família Curculionidae. É bem comum encontrarmos esses animaizinhos nos armários das nossas casas, pois eles se alimentam geralmente de cereais como feijão, arroz e farinhas. Entretanto, eles não são prejudiciais para saúde.

Sobre a limpeza com o vinagre, no caso do feijão, acaba sendo, na verdade, uma perda de tempo. Como aqui no Brasil nós temos o hábito de cozinhar o feijão na panela de pressão, que chega uma temperatura elevada – o que mata a maioria de micro-organismos – não haveria a necessidade de adicionar nenhum produto enquanto a gente deixa o feijão de molho. Porém, para alimentos que não passam por cozimento como hortaliças e legumes, é sempre bom lavar em água corrente e o Ministério da Saúde recomenda deixá-los de molho em uma bacia de água com um pouco de vinagre ou ainda, com água sanitária.

Enfim, Vanessa, essa história das contaminações com o feijão não passam de boatos, mas vale a pena prestar bastante atenção na forma que higienizamos os alimentos em nossas casas.

caruncho

Fontes: verdadeabsoluta/.e-farsas./brasilpost/eol/bvsms   Imagens: 2bp/