Escovar os dentes antes de dormir é a escovação mais importante do dia, saiba porque!

4178

Muitas pessoas ainda não acreditam que realizar a escovação antes de dormir é um hábito que deve ser levado a sério. A escovação neste horário é capaz de reduzir bastante os processos inflamatórios da gengiva e evitar a proliferação de cáries, ou seja, realizar a escovação antes de dormir tem muitos benefícios que são importantes para manter a saúde bucal em dia.

Um estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP mostrou que o uso de creme dental com flúor na escovação noturna resulta em maior redução da evolução das cáries em relação à escovação pela manhã, isso porque o flúor a noite tem a capacidade de repor os minerais que são perdidos durante todo o dia devido à alimentação e açucares que realizam a fermentação.

É bom a gente lembrar que nossa boca abriga milhares de microrganismos, como as bactérias, vivendo tranquilamente e se multiplicando devido obter um ambiente favorável para o seu crescimento, além disso, quando realizamos alguma refeição colocamos várias substâncias e nutrientes que favorecem ainda mais o desenvolvimento dessas bactérias, ou seja, estamos “dando alimento” para elas e com isso ficará bem mais fácil delas crescerem e tomarem conta da nossa boca causando sérios problemas de saúde.

Escovar os dentes pelos menos duas a três vezes ao dia é fundamental para que essa carga de microrganismos diminua e para que tenhamos uma boca saudável. Porém, esquecer de escovar os dentes antes de dormir pode determinar uma grande possibilidade de aparecimento de placas, como o tártaro, acúmulo de bactérias, além do mau hálito, inflamações na gengiva e várias outras doenças. Vale lembrar que passamos horas com a boca fechada quando estamos dormindo e isso acelera ainda mais os processos inflamatórios dentro da boca, além de auxiliar na replicação das bactérias, principalmente na evolução das cáries devido à alimentação rica em açucares.

Portanto, realizar a escovação correta antes de dormir é fundamental para manter sua boca saudável. Esquecer essa escovação é um erro grave que pode trazer prejuízos a sua saúde e principalmente para os seus dentes. Até porque o sorriso é a nossa primeira expressão simpática que demonstrando e que causa uma boa impressão nas pessoas, por isso deixá-lo saudável é a garantia de um bom relacionamento!

Fontes: huffingtonpost/terra/freysmiles
Imagens: rauchfamilydentistry/profile_saovadee/drogeriemarkt