Escorpiões podem estar vivendo em meio aos seus livros, mas isso é muito bom, descubra porque!

2041

Qual seria a sua reação ao saber que há grandes chances de existir escorpiões dentro da sua casa? Pavor, nojo, desespero? Pois saiba que nesse caso, não há motivos para se alarmar!

Os Chelifer cancroides, conhecidos como escorpiões-de-livro, possuem a função de preservar os livros, pois eles se alimentam dos Liposcelis bostrychophilus, os piolhos de livro, que consomem a cola existente nos livros e tem  função de fazer com que as páginas permaneçam juntas.

Chamado também de pseudoescorpião (justamente por não ser um escorpião verdadeiro), este aracnídeo pertence à ordem dos Pseudoscorpionida e apresentam duas garras, com a ausência do ferrão, ou seja, são completamente inofensivos para nós. Possui uma cabeça saliente e coloração pálida. Por serem extremamente pequenos (apresentam menos de um centímetro), muitas das vezes as pessoas acabam se confundindo, achando que se tratam de percevejos e os matam. Esse ato deve ser evitado, pois além de auxiliarem na conservação dos livros, consequentemente estarão também contribuindo no controle ao número de piolhos de livro.

Tanto os escorpiões-de-livro quanto os piolhos de livro são encontrados somente quando estão relacionados a livros antigos, isso porque antigamente os livros possuíam cola à base de amido, bastante diferente de hoje onde os livros possuem cola sintética e por isso não podem ser comidos.

Este animal não apresenta nenhum tipo de risco para os humanos, pois além de serem muito pequenos, não apresentam toxinas.

Chelifer cancroides 080422-2395

Fontes: jornalciencia/hypescience/megacurioso     Imagens: biolib/carnivoraforum