Anomalias e doenças

E-mail, redes sociais, Whatsapp… É isso que acontece com o seu corpo quando você usa o celular antes de dormir

Especialistas tem alertado há anos que assistir televisão antes de ir para a cama nos faz dormir mal e descansar bem menos do que deveria. Mas agora os pesquisadores dizem que aparelhos como e MP3 players também deve ser banidos do quarto, porque eles estão tendo um impacto negativo na saúde e bem-estar das pessoas, principalmente dos adolescentes.

O Business Insider realizou uma investigação afim de revelar se este hábito de usar o aparelhos antes de dormir realmente tem efeitos negativos sobre nosso organismo, principalmente ao cérebro.


O problema é que usar  tablets, smartphones e computadores antes de dormir,  altera o funcionamento do seu ciclo circadiano, que determina quando seu corpo libera hormônios, é controlado pela exposição à luz. Então, quando você usa estes aparelhos durante a noite antes de dormir, um fluxo de fótons é enviado para seus olhos e ordenando seu cérebro para não secretar melatonina – o hormônio que faz você se sentir cansado, é ela que regulariza e controla o nosso relógio biológico: melhora o sono, estimula o sistema imunológico e protege o sistema nervoso central.

what-happens-to-your-body-when-you-use-mobile-phones-before-bedtime

Bem, isso significa que você vai ficar acordado por mais tempo, o que faz você usar novamente dispositivos eletrônicos, e nesse processo podem se passar várias horas de seu sono desejado. E isso piora quando você tem que acordar para o trabalho ou estudo no dia seguinte. Fazendo isso de forma consistente, você está perdendo algumas horas de sono todas as noites. Com o tempo, isso trará doenças que podem ser irreversíveis.

Os pesquisadores estão apenas começando a entender por que o sono é tão importante. Não só ter entre 7 e 9 horas de sono por noite permite que nossos neurônios ativos descansem, como também ativa as células gliais, que são cruciais para limpar as neurotoxinas que se acumulam em nossos cérebros ao longo do dia. Quando não dormimos o suficiente, estas células gliais não podem fazer o seu trabalho, e vamos acabar com perda de memória e falta de atenção.

shutterstock_224520109_web_1024

Fonte: sciencealert/misteriosdomundo/huffingtonpost  Imagens: sciencealert/dailymail/healthyfoodhouse

Comentários

Novidades

Topo