Conheça a jovem que tem condição rara conhecida como “Doença do Anjo”

Victoria Wright sofre de uma condição conhecida como Querubismo ou “Doença dos anjos”. Trata-se de uma lesão fibro-óssea hereditária, que acomete exclusivamente a mandíbula e a maxila, frequentemente de ambos os lados, dando uma aparência querubínica. O aumento de volume presente no querubismo resulta de uma perda de massa óssea na mandíbula e maxila, que é, por conseguinte, substituída por grandes quantidades de tecido fibroso. Normalmente quando a criança cresce o tecido fibroso desaparece, contudo, em alguns casos como o de Victoria a condição persiste.

A doença é assim chamada devido a semelhança facial com anjos querubins (rosto oval e  bochechas salientes) presentes nas obras do Renascimento. Mas Victoria está longe ser chamada de anjo, seus apelidos são os mais constrangedores possíveis que vão desde “queixuda” até “Buzz Lightyear”.  Apesar dos seus difíceis anos na escola, a moça vive bem com sua condição e sua auto-confiança  pode ser claramente notada.

PIIS0002929707637380.gr1_lrg.hi_

Victoria tinha apenas quatro anos de idade quando os primeiros sinais da doença começaram a aparecer. Sua mãe estava escovando seus dentes, e percebeu que eles não estavam no lugar certo. A condição já havia se manifestado na sua família, mas foram casos que tiveram regressão e não persistiram na idade adulta. Os médicos esperavam que a condição ia regredir e tudo ia se normalizar após a puberdade. Só que foi o contrário, o problema cresceu junto com ela.

Quando perguntada se ela não pensa na possibilidade de fazer uma cirurgia para diminuição do queixo, ela diz: “Já me ofereceram cirurgias para diminuir o tamanho de meu queixo, mas eu não acho que isso melhoraria minha aparência. Já me acostumei com ela”.

Untitled-23

Fonte: infoescola/nhs
Imagens:intelligal/theian/notjueuk