Comportamento

Cientista afirma: meninas deveriam brincar menos com bonecas

De acordo com a renomada cientista britânica, Athene Donald, as meninas deveriam brincar menos com bonecas e mais com brinquedos considerados típicos de meninos, como jogos de construção, que são mais favoráveis ao desenvolvimento da criatividade. De acordo com ela, o tipo de brinquedo é essencial para considerar o que é importante para as crianças quando pequenos.

A maioria das brincadeiras consideradas “de meninas” são passivas, e não relacionadas a imaginação e criatividade. O comportamento social criado ao elencar o tipo de brinquedo para meninos ou meninas pode influenciar no desenvolvimento das crianças, e contribuir para que no futuro, as mulheres fujam de algumas profissões, como engenharias e física, por exemplo.


O estereótipo de que as meninas devem brincar de bonecas e casinha, além de ser machista e determinista, pode privar as meninas de se encontrarem em brinquedos e brincadeiras diversificadas, contribuindo também para que meninos e meninas brinquem juntos e estimulem a criatividade.

A falta de estudantes qualificados em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas pode estar relacionado com um passado de brincadeiras pouco lógicas e construtivas. O ponto principal é incentivar todas as crianças, sejam meninos ou meninas, a se envolverem com brincadeiras e brinquedos que possam instigar o desenvolvimento lógico.

7zzo1wrehvl29tn38a86hv9oq

Fonte: megacurioso/dailymail  Imagens: delas/atoando

Comentários

Novidades

Topo